Blog Diário do bebê: novidades para você

Blog Diário do bebê: novidades para você

Tema: Nova gravidez e amamentação

 Amamentacao

Bom Dia Dra. Luciana! Moro em Uberlândia e estou sempre em contato com pessoas que se referem  a você com muito carinho e sinônimo de competência. Estou com uma dúvida e gostaria da sua ajuda se tiver um tempinho. Tenho um bebê de 1 ano e 5 meses e acabei de descobrir que estou grávida. Estou amamentando e não gostaria de parar tão abruptamente. Se continuar amamentando posso vir a ter um aborto por esse motivo? Já ouvi de tudo... Parabéns pelo livro!!  Abs S.


Dra. Lu: Olá S. A maior preocupação de todos é quanto ao risco de parto prematuro, devido à amamentação. Não há pesquisas científicas randomizadas que comprovem que o ato de amamentar favoreça o parto prematuro em mulheres em gestação de baixo risco.  Até porque o hormônio que seria o vilão da história neste caso, a ocitocina, está presente em outras situações na vida da gestante, como no ato sexual e orgasmo.  E, nestes casos, ninguém têm dúvidas que gestantes saudáveis não só podem como devem, namorar durante a gravidez.  

E quanto ao feto, há riscos?  Não há risco para ele, desde que a gestante tenha um peso saudável desde o início da gestação, se alimente de forma saudável, e esteja ganhando peso de forma adequada.  

Portanto, não vejo para uma parada precipitada da amamentação.  Estude em sites especializados* e converse com seu médico sobre o assunto. E, se sua gestação estiver tranquila, não há motivo para realizar um desmame abrupto. Interrompa sua amamentação da forma mais suave e natural possível, quando desejar, na hora certa para vocês dois! Não dê ouvidos aos palpiteiros de plantão. Siga seu coração, e as orientações médicas, claro!

 

Com carinho e desejo de muito sucesso!

 

Dra. Lu

 

*Site recomendado: www.aleitmaneto.com.br

Compartilhar: