
Casa mais segura para os bebês
Bebês são seres muito curiosos e espertos, desta forma começam a explorar o ambiente desde cedo. Uma casa pode oferecer diversos perigos para uma criança pequena e cada fase do seu desenvolvimento pode apresentar alguns riscos específicos. Sendo assim, é fundamental preparar a casa para receber o novo bebê.
Dicas Essenciais:
Do nascimento até quatro semanas de idade pode parecer que o bebê não irá interagir nem correr risco na casa, pois ainda não é muito ágil. Entretanto, acidentes também podem acontecer nesta fase, por isto é fundamental estar preparado para lidar com engasgos, crises convulsivas, etc. Assim como, garantir que o sono de seu bebê seja o mais tranquilo possível, de barriga para cima, o que previne a morte súbita. Não confie na sorte, nunca deixe seu bebê, nem por um minuto sobre o sofá, a cama, o trocador, etc.
Estar atento ao tipo de berço, de protetor lateral, ao travesseiro também é importante para garantir um sono seguro para seu bebê.
Da 6° a 8° semanas de idade, o pescoço do bebê se torna mais forte, tornando-o capaz de erguer a cabeça por mais tempo, além de alcançar e agarrar com mais força. Nunca deixe seu bebê sozinho em local pouco seguro, porque diferente do que muitas pessoas imaginam, os recém-nascidos têm a capacidade de se mover, utilizando seus braços e pernas em um movimento semelhante ao de natação.
Aos 4 ou 5 meses de idade, estão na fase de aprender a usar suas mãos para se equilibrar. Neste período eles aprendem a transferir objetos de um lugar para o outro, principalmente a chave do carro, o celular do papai, o controle remoto para a TV, ou qualquer outro objeto ao seu alcance. Tendem a chupar e mastigar até onde seus dentinhos conseguirem! É importante tirar do alcance cabos das persianas e cortinas e objetos pequenos.
Ainda esta semana falaremos mais dos cuidados e dicas para manter os bebês de 6 meses até 1 ano de idade mais seguros.
Com carinho,
Drª Lu.