Entendendo a linguagem do bebê!

Entendendo a linguagem do bebê!

fotoBebe

Um bebê recém-nascido é um grande mistério para os pais, principalmente os de primeira viagem, que precisam aprender a decifrar os sinais para poder se comunicar com o bebê e entender suas necessidades.
Há situações que causam muito medo nos novos pais, sendo uma das partes mais difíceis a falta de sono e o choro frequente dos bebês.
Os recém-nascidos precisam de seus pais para mantê-los alimentados, seguros, quentes e limpinhos, porém não sabem usar as palavras para descrever do que precisam, usam sinais corporais para isto, o que chamamos de linguagem dos bebês!
Pensando nisto, o Human Lactation Center da Universidade Americana de Davis, Califórnia, patrocinada pelo FDA americano, realizou durante os últimos 10 anos pesquisas científicas sobre o comportamento, a comunicação e a linguagem dos bebês.
O resultado de tantos anos de pesquisas foi a criação de um projeto de educação para família grávida, com a intenção de ajudar os novos papais a se comunicarem com os novos bebês, através da identificação dos sinais e dicas corporais que eles emitem desde o nascimento.
Essa capacidade de comunicação, mesmo sem o recurso da fala, é um feito extraordinário dos bebês. Eles usam seus corpos e ruídos para enviar os sinais de quando precisam de algo. Desde que nascem, já conseguem emitir os sinais de “sim” e de “não”. Demonstram quando querem interagir, ou quando estão desconfortáveis ou necessitam de algo.
Eu tive a honra de ser a única profissional da América Latina a participar do curso de capacitação deste projeto revolucionário, que vem ajudando tantas famílias. Sinto-me honrada pela oportunidade e procuro multiplicar estes conhecimentos nos cursos do Instituto Aninhare. Pois, entender o bebê é o caminho para um pós parto mais tranquilo.

Referência:

UC REGENTS DAVIS CAMPUS.- Human Lactation Center. Secrets of Baby Behavior. California, 2009. Disponível em: <https://www.secretsofbabybehavior.com>, acesso em 20 mar. 2013. 

 

Compartilhar: