Gestação não é hora de estresse!

Gestação não é hora de estresse!

Muitos casais trocam de domicílio ou fazem reforma em sua casa durante a gravidez. É uma necessidade quase incontrolável de preparar o ninho para a chegada do bebê, mas será este o momento mais adequado para fazer isto?

Um estudo demonstrou que 79% das mulheres grávidas interrogadas tinham em vista mudar de casa em razão do aumento da família, a chegada do bebê. Na verdade, não é propriamente a mudança e a reforma em si o problema, mas as perturbações e a ansiedade que acompanham essas alterações.

No livro “A vida Secreta da Criança antes de Nascer” Dr. Thomas Verny cita um relatório do Dr. Cohen que demonstrou que o estresse produzido na mulher pelo fato de mudar de casa durante a gestação havia retardado a formação da ligação entre mãe e criança após o nascimento.

Felizmente, se a gestante esta atenta e consciente ao grau de loucura que anda sua vida, ela pode procurar contrabalançar os efeitos nocivos dos hormônios do estresse com banhos de hormônios do afeto, através de momentos de relaxamento, celebração da gestação e, por que não, de bate-papo com o bebê no útero.

Não custa nada explicar ao bebê o que acontece aqui fora, no mundo, contando a ele um pouco das loucuras e até das brigas do dia-a-dia, sempre ressaltando seu amor por ele/ela, e que você a/o espera de braços abertos.  Não deixe de pedir ao bebê para que ele espere o momento certo para nascer, para que não tenha pressa. Pode parecer brincadeira, mais os bebês escutam e muito!

Aqui vai um depoimento pessoal meu, da Dra. Lu e família: Meu marido, Martin (um pai amoroso, mas meio “mão de vaca”) ao saber que a data provável do parto (40-41 semanas) da nossa segunda filha (Isabela) estaria ao redor do aniversário da nossa primogênita (Gabriela, então com quatro anos), resolveu pedir a caçula que nascesse no dia do aniversário da sua irmã. Todos os dias, várias vezes, ele pedia à Isabela (ainda no meu útero) que nascesse no dia 21.11, aniversário da Gaby, para que tivéssemos que gastar só com uma festa de aniversário por ano. Nem eu acreditava que isto iria acontecer, mas, de fato, Isabela obedeceu! No dia 20.11 entrei em trabalho de parto e, às 7:00 do dia 21.11.2006, nasceu a nossa Isa, com 41 semana de gestação, grande e saudável. Uma criança linda e obediente desde o útero!

Com carinho,

Drª Lu.

 

Compartilhar: