
Os segredos do comportamento dos bebês
Um bebê recém-nascido é um grande mistério para os pais, principalmente os de primeira viagem, que precisam aprender a decifrar os sinais para cuidar das necessidades de seu pequeno.
O ‘Secrets of Baby Behavior’ é um programa desenvolvido pelo Centro de Lactação UC Davis Humanos, da Universidade da Califórnia, que reúne pesquisas e experiência de pais para identificar as necessidades dos bebês através dos sinais que emitem.
Há situações que causam muito medo nos novos pais, sendo uma das partes mais difíceis a falta de sono e o choro frequente dos bebês.
Os recém-nascidos precisam de seus pais para mantê-los alimentados, seguros, quentes e limpinhos, porém não sabem usar as palavras para descrever do que precisam. Sendo assim, usam sinais corporais para passar suas mensagens, o que chamamos de linguagem dos bebês.
Essa capacidade de comunicação, mesmo sem o recurso da fala, é um feito extraordinário dos bebês. Eles usam seus corpos e ruídos para enviar os sinais de quando precisam de algo. Desde que nascem já conseguem emitir os sinais de “sim” e de “não”; demonstram quando querem interagir, quando estão desconfortáveis ou necessitam de algo. No sinal de sim, o corpo do bebê fica relaxado e os movimentos são suaves. Já no sinal de não o bebê demonstra seu desconforto através de um conjunto diferente de movimentos, como o desvio do olhar, a virada o rosto, entre outros.
Quando os cuidadores não entendem os sinais emitidos pelo bebê, eles acionam o “superpoder”: o choro. Para a maioria dos adultos, o som do choro é, praticamente, insuportável, o que promove uma reação imediata, uma necessidade intensa de atender as necessidades dos pequeninos.
Também é importante lembrar que os bebês choram quando se sentem desconfortáveis ou angustiados. A fome é um dos motivos do choro, mas não o único. Outros fatores também são motivos para um berreiro, tais como: cansaço, estresse, medo, solidão, dor, calor, frio, hiperestimulação, entre outros.
Não se preocupe tudo dá certo no final! A natureza, com toda sua sabedoria, garante que as coisas saiam bem, especialmente quando os pais são atenciosos e se esforçam para identificar os sinais emitidos pelo bebê. Contudo, não perca a chance de aprender mais sobre este assunto e tornar seu pós-parto mais tranquilo.
Com carinho,
Drª Lu.
Referência:
UC REGENTS DAVIS CAMPUS.- Human Lactation Center. Secrets of Baby Behavior. California, 2009. Disponível em: <https://www.secretsofbabybehavior.com>, acesso em 20 mar. 2013.