PATERNIDADE. O que é isto?

PATERNIDADE. O que é isto?

fotoPai

Falar de pai é sempre muito bom. Cada vez mais os homens tem exercido o papel paternal de forma intensa e plena, para felicidade e sorte de suas companheiras e de seus filhos.

Para falar sobre o assunto, decidi compartilhar um texto, do querido amigo e mestre, Dr. Marcus Renato de Freitas.

Espero que goste!

 

Entrevista para a Revista Pais & Filhos, Fevereiro de 2013.

Marcus Renato de Carvalho, Pediatra, Pai da Clara e Sophie. Perguntas de Cleiton Campos, pai de João.

 

1 - O que o pai pode fazer já durante a gravidez para dar início ao processo de formação dos laços com seu filho?

Acompanhar a gestação, participar das consultas de pré-natal, das decisões, e uma dica fundamental: ver e ouvir o seu bebê intra útero em uma consulta de ultrassonografia.

 

2 - Qual importância do homem durante o aleitamento?

Vários estudos comprovam que o pai quando orientado sobre a importância da amamentação, apoia mais a mulher e ela amamenta melhor e de forma mais prolongada.

 

3 - Tenho a impressão de que o assunto “formação de vínculo paterno” é uma preocupação muitas vezes da própria mãe e que o pai lida com essa questão de maneira mais instintiva. Procede? Ou o pai também está cada vez mais preocupado com o assunto?

Creio que algumas mães se preocupam se seus companheiros irão “adotar” seus próprios filhos... É importante lembrar que este vínculo pai-filho começa na gestação, se fortalece com a participação do pai no parto e se concretiza na maternidade, com os primeiros cuidados, com o colo paterno “sem leite” também necessário para o recém-nascido. Cada vez mais vejo pais interessados, participativos de grupos de preparação para o parto e os primeiros cuidados, muito necessários hoje em dia. 

Vídeo com “papais grávidos”. Emocionante!


Compartilhar: