
RECADO PARA AS AVÓS GRÁVIDAS
Bem-vinda à sua gestação, vovó!
Se você, vovó, está lendo este recado, é porque sua filha ou nora tem a felicidade de ter você por perto neste momento tão especial e único da vida: a chegada de um bebê. Saiba que você também está grávida, à espera de seu neto (a).
Sua participação e apoio emocional são de fundamental importância para o bem estar da gestante, e para o sucesso da amamentação do bebê. Mas não se engane: Ser avó não é tarefa fácil, nem é ser mãe duas vezes.
Ser uma boa avó requer jogo de cintura e habilidade. E, uma grande dose de sabedoria e tolerância. Pois, por mais que a vontade de palpitar e interferir nos cuidados com bebês seja grande, o ideal é segurar a onda.
Respeite a autonomia dos novos papais. Agora é a vez do novo casal, e eles devem ter o apoio familiar, especialmente seu, vovó, para tomar suas próprias decisões. Mesmo que as decisões sejam bem diferentes das decisões tomadas por você, na sua época. O mundo mudou e as orientações de como cuidar de um bebê também, pois as pesquisas científicas avançaram muito neste sentido.
Busque focar seu amor pelo bebê nos cuidados com os pais dele, especialmente a nova mamãe. Ela precisa de energia e cuidados para cuidar ainda melhor do novo bebê! Mimos para a nova mamãe são bem vindos. E, uma ajuda prática também. Pode ser com a louça, as compras ou buscando um sling. Não importa! Pequenas ações fazem muita diferença nos atribulados momentos do pós-parto. Mas, não se esqueça de perguntar à nova mãe que tipo de ajuda ela necessita neste momento, antes de ir fazendo.
Vovó: saber qual é a hora de chegar é saber a hora de ir embora. Lembre-se desta frase e não há como errar a dose!
Boa sorte vovó! Curta muito seu/sua neta! Curta esta nova e maravilhosa fase de sua vida!
Com carinho, admiração e respeito nosso a todas as matriarcas, as vovós!
Beijos Dra. Lu