Semana a semana: o que ninguém te conta!

Semana a semana: o que ninguém te conta!

gravidez

2º Trimestre

13 semanas - Barco a deriva. Esta é a sensação que nos encontramos, muitas vezes, durante a gestação. Pois, são tantos os conselhos (muitos contraditórios), que às vezes perdemos o rumo. Dica útil: coloque um leme no seu barco. Aprenda nas palestras e cursos como funciona de fato a gestação, o pós-parto e, especialmente, o bebê recém-nascido.  Quem conhece um assunto, toma decisões mais acertadas, sofre menos.

14 semanas - Parece que os sintomas desconfortáveis do início da gestação, físicos e emocionais, deram um tempo, que bom! Esta é a fase de relaxar e curtir a viagem gestacional da melhor maneira possível.  Dica útil: prepare seu ninho, mas fuja do estresse. Antecipe-se na compra dos móveis para o quarto, eles tendem a demorar muito. Não deixe de seguir as recomendações pelos especialistas, não caia nas garras das ardilosas vendedoras. Faça palestra sobre o assunto: Guia do enxoval inteligente.

15 semanas - O desejo sexual está diferente. Para alguns, aumentado, para outros, diminuindo. E, às vezes o casal pode ter desencontros neste quesito. É natural alterações no ritmo sexual do casal na gestação, e isto não significa falta de amor ou admiração um pelo outro. Dica útil: Converse sobre o que está sentindo e estimule a companheira (o) a fazer o mesmo. Mesmo que não role encontro sexual, não deixe de namorar, abraçar e beijar muito.

16 semanas - Gravidez é sinal de aumento de peso para mãe, o que não é engordar (ganhar gordura) necessariamente. Nada de neura, nem de excessos. Comer saudável é a melhor opção. A educação alimentar das crianças se inicia no útero. Dica útil: Coma mais proteínas, especialmente as de carnes brancas e tome muito líquido. Atenção: fuja das carnes cruas, verduras mal lavadas e da água e do gelo não filtrado.

17 semanas - Sua casa está preparada para receber seu bebê? Como são as quinas de sua mesa? Há escada? Piscina? Seu berço é seguro? O protetor do berço é o adequado? Saiba que a grande maioria dos acidentes infantis acontece dentro de casa, em um minuto de descuido dos pais. Dica útil: Avalie sua casa sob a ótica do bebê, ande de gatinho e analise os possíveis riscos. Estude mais sobre o tema. Faça palestra de prevenção de acidentes e primeiros socorros infantis, para que você possa aprender na prática como realizar as manobras específicas no caso de engasgo, afogamento, etc.

18 semanas - A beleza é fundamental para nossa autoestima, na gestação não é diferente. Muitas vezes o aumento da circunferência abdominal feminina acaba com o bom humor da mulher. Mas, não é por isto que a gestante deve descuidar-se. Sua pele, cabelo e unhas merecem carinho e atenção especial. Dica: Tenha um protetor solar, fator 30 a 60, sempre na bolsa e passe em seu rosto no mínimo 2x ao dia. 

19 semanas - Tendência a varizes aumenta na gestação. Se não iniciou drenagem, agora é a hora. Prefira realizar este procedimento com fisioterapeuta especializada, pois alguns cuidados especiais devem ser tomados durante a gestação e esta profissional está mais bem capacitada para isto. 

20 semanas - O estímulo musical na gestação tem seus benefícios cada vez mais comprovados em seus nos estudos científicos. Você sabia que a partir da 20ª semana de gestação, o bebê já escuta com seu próprio aparelho auditivo? Dica Útil: Não coloque CD, cante! Uma gestante e/ou um pai grávido cantando, oferecem grande conforto e bem estar ao bebê. Por mais “feia” a voz dos pais, se cantada com amor, é música sublime para os ouvidos do nenê.

21 semanas - Você está satisfeita com o atendimento e acolhimento de seu médico obstetra? Se a resposta for não, então não perca tempo. Vá atrás de um profissional que não apenas lhe dê segurança do ponto de vista técnico, mas que lhe dê segurança emocional. Ainda dá tempo de mudar.

22 semanas - Ôfuro para bebê?! O banho de balde em bebês é chamado ôfuro. Maneira relaxante e carinhosa de banhar seu filho (a), remetendo aos prazeres uterinos. Dica: Não deixe de aprender mais sobre esta técnica. Faça cursos práticos e aprenda como usar esta ferramenta que reduz o choro, com segurança.

23 semanas - Amarrar bebê no pano? Isto não é moda, nem coisa de hippie não! Sling é a maneira milenar de carregar bebês junto ao corpo, com ajuda de um pano específico. Com o uso do sling, o bebê é beneficiado de várias maneiras, com maior proximidade com os pais, redução do refluxo, das cólicas e do choro. E as mamães e papais ganham maior liberdade de movimento e menos dor nas costas. A Aninhare oferece plantões semanais gratuitos para ensinar a usar esta ferramenta tão prática. Não perca!

24 semanas - O bebê pode se comunicar desde o nascimento, através da linguagem corporal, de sinais emitidos através de seu corpo, seus olhos. São capazes de dizer sim e não, de emitir sinais de fome, sono e saciedade antes mesmo de chorar. Os pais/cuidadores que entendem os sinais pré-choro, tem em casa um bebê mais calmo e tranquilo. Aprenda estes sinais, seu bebê lhe agradecerá.

 

Compartilhar: