A solidão da gestante moderna!

A solidão da gestante moderna!

A solidão da gestante moderna!

Desde a pré-história até a entrada da mulher no mercado de trabalho, as mulheres possuíam um estilo de vida que permitia o compartilhamento de experiências e o apoio mútuo, especialmente na gestação.

Quando uma mulher engravidava, todo o núcleo familiar: mãe, tias, primas e amigas, se reorganizavam para apoiar a nova gestante, auxiliando-a nos mínimos detalhes, desde a organização do enxoval, até nos cuidados com o pequeno bebê. A experiência de gestar era vivida de modo coletivo, nos bons e maus momentos.

A partir da revolução industrial, a realidade é outra, as mulheres estão cada vez mais ocupadas, e na grande maioria das vezes não há a possibilidade de que a gestação seja compartilhada entre a rede familiar. Por falta tempo, ou de interesse, tias, primas, amigas e avós estão cada vez mais distantes da rotina da gestante e do bebê, tornando-se “visitas” no lugar de apoiadoras e cumplices.

E a mulher se vê cada vez mais isolada e aflita diante do desafio do processo gestacional, um momento repleto de significados e de desafios, diferentes para cada mulher.

Por isto, independentemente das circunstâncias pessoais, familiares e da classe social da gestante, a futura mamãe se beneficia muito ao compartilhar suas histórias e percepções com outras mulheres que estão na mesma situação. (Assim como os futuros papais com outros papais, por mais que não confessem).  

Pois, é nestes momentos de troca e identificação que ela identifica que as novas manias não acontecem só na sua casa, e que ela não esta “enlouquecendo” sozinha, que tudo isto faz parte do processo chamado gestação. 

Dicas úteis:

 -Procure frequentar locais frequentados por gestantes e casais grávidos, como por exemplo: cursos e palestras especializados, aulas de yoga para gestantes ou hidroginástica etc.

-Caso você conheça alguma gestante, mesmo que seja amiga de sua amiga, aproxime-se dela, a troca de idéias será muito benéfica a ambas.

-Busque sociabilizar-se. Não se isole. Ficar sozinha só aumenta a ansiedade, tão comum na gestação. 

Um abraço,

Com carinho, 

Dra. Lu

Compartilhar: