Alexandre Garcia, Bolsonaro e Hidroxicloroquina: quando a ignorância é perigosa

Alexandre Garcia, Bolsonaro e Hidroxicloroquina: quando a ignorância é perigosa

A cloroquina já é, na minha opnião, uma polêmica morta.

Serve apenas para confirmar o que sabemos: Bolsonaro adora inventar desculpas para se eximir de suas responsabilidades, tipo um adolescente que tudo justifica e por nada se responsabiliza. 

Esse texto vai ser rápido para mostrar a vocês a metodologia de criação de notícias falsas (fakenews) por bolsonaristas.

A metodologia é simples.

Passo 1: distorça o fato (maldosamente, por querer, ou ingenuamente, por ser ignorante mesmo) 

Passo 2: espalhe essa distorção em redes sociais.  

Neste caso específico, há muita ignorância e irresponsabilidade de Alexandre Garcia que deu as "boas novas" (fake) e covardia de Bolsonaro que repercutiu essa informação em seu Twitter, aproveitando para se isentar novamente de qualquer reponsabilidade sobre a seriedade da pandemia.

  

Alexandre Garcia faz um vídeo em 28/09/2020  intitulado “Eurocardiologia não vê arritmia com Hcloroquina na covid” (role mais para baixo para ver o video ou acesse aqui.)

Alexandre Garcia fala em letras grandes, em 2m20s de vídeo. 

“ESTE É UMA ESTUDO SOBRE A INEXISTÊNCIA DE ARRITIMIA CARDICA EM PACIENTES COM COVID”

Vamos ao próprio estudo, em uma tradução minha.

“A hidroxicloroquina é conhecida por causar alteração elétrica no coração em alguns pacientes. É chamado de prolongamento QT devido ao padrão no eletrocardiograma. Esse padrão elétrico está relacionado a um risco aumentado de ritmos cardíacos fatais.”

Portanto, a arritmia cardíaca e uso de HC estão intimamente relacionadas. Essa relação já é um fato conhecido na medicina, que Alexandre Garcia nega em alto e bom som.

Outra de Alexandre Garcia: “NÃO HÁ NENHUM PERIGO NO USO DESTE MEDICAMENTO NO TRATAMENTO PRECOCE DIZ O ESTUDO”

Vamos as palavras do próprio Dr. Aessio Gasperetti, um dos responsáveis pelo estudo.

“O estudo mostra que a administração de hidroxicloroquina, sozinha ou em combinação com outros medicamentos potencialmente prolongadores do intervalo QT, é segura para o tratamento de curto prazo de pacientes com COVID-19 em casa ou no hospital, DESDE QUE SEJAM SUBMETIDOS A AVALIAÇÃO DE RISCO E MONITORAMENTO DE ELETROCARDIOGRAMA POR UM MÉDICO (grifo meu)

Perceba, que Dr. Aessio foi cauteloso. Segundo ele pacientes em tratamento com este medicamento DEVEM ser acompanhados por um medico por meio de avaliação de risco e monitoramento de eletrocardiograma.

Bolsonaro, enquanto esteve doente com COVID era monitorado diariamente por equipe médica, realizando monitoramento cardíaco pois estava tomando HC.

Para ele, tomar HC é seguro. Mas e para você? E para mim?

Você tem uma equipe médica a sua disposição 24h por dia?

Você tem um aparelho de monitoramento de eletrocardiograma?

Não, né?

Bolsonaro tem, e Alexandre Garcia talvez tenha.

Mas o que Alexandre Garcia talvez não tenha mais é paciência de ler um texto até o final e responsabilidade com o que diz.     

_

REFERÊNCIAS

Video Alexandre Garcia - https://www.youtube.com/watch?v=vCC8xNrAiGY

Tweet do Bolsonaro – https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1310601334211698688

Press release do artigo citado por Alexandre Garcia - Heart rhythm in COVID-19 patients receiving short term treatment with hydroxychloroquine -https://www.escardio.org/The-ESC/Press-Office/Press-releases/Study-shows-cardiac-safety-of-hydroxychloroquine-in-COVID-19-patients

 

Compartilhar: