Autoanálise e análise via internet são possíveis?
O LEITOR PERGUNTA
"Olá, Fiz o curso de psicanálise, conclui recentemente, e gostaria de trocar contigo. Tenho algumas duvidas: é possível fazer auto análise, como Freud, em vez de fazer análise pessoal? o que vc pensa da análise pessoal, EAD (pelo skipe)?"
(texto enviado pelo leitor, sem modificações)
MINHA RESPOSTA
Olá, bom dia.
Acho que é possível fazer autoanálise. Mas é preciso se perguntar para que vamos fazer isso? Para fins de pesquisa científica - como fez Freud - ou para fins terapêuticos? Para fins terapêuticos penso que a autoanálise não é adequada, assim como uma análise via Skype ou qualquer outro meio eletrônico.
É fundamental para a psicanálise a presença do analista e a articulação de palavras faladas frente a um outro. Pense por exemplo na diferença entre mandar um mail, falar por telefone e falar pessoalmente. Há diferenças evidentes e abissais entre essas modalidades e percebemos que a fala pessoal “ainda” é a forma mais importante de comunicação. Pense por quê, por mais que tenhamos todas as tecnologias de telecomunicação, ainda se utiliza a reunião pessoal para casos importantes. Por quê um empresário gasta milhões em um jato particular para fazer reuniões em vários locais do mundo no mesmo dia?
Psicoterapia, psicoterapia breve, aconselhamentos de toda ordem talvez possam ser feitos via internet, psicanálise não.
Quanto ao EAD, veja esse texto por favor.
Obrigado pelo contato!