CBO para ser psicanalista e abrir consultório?

CBO para ser psicanalista e abrir consultório?

"Bom dia

Estava lendo uma matéria sua em que respondia um pedido de informação sobre psicanálise e psicologia. Bom a minha solicitação é o seguinte: Sou formada em psicanálise, quero abrir meu consultório para atender, o que fazer? como regularizar perante a lei, como obter a CBO, poderia me dizer por favor pois quero exercer minha profissão. Aguardo e agradeço se puder me ajudar."

(texto enviado por leitor, sem modificações)  

RESPOSTA

Bom dia, 

Primeira questão é de você ser “formada em psicanálise”. Diferentemente das outras profissões - que possuem cursos de graduação regulamentados, com um começo meio e fim, uma formatura e uma obtenção de diploma - a psicanálise no Brasil não segue essa lógica. A ideia de um formação continuada é a mais prudente, em que o psicanalista se encontra permanentemente em formação. Portanto, dizer que você é “formada em psicanálise” não corresponde a uma realidade possível. Normalmente as pessoas são formadas em medicina, psicologia, filosofia, pedagogia e fazem formação em psicanálise e passam a atuar como psicanalistas. A psicanálise não é um profissão porque ela não é reconhecida e nem regulamentada.  

A segunda questão vai em torno da abertura do seu consultório e de sua atuação "profissional". É bom repetir que a psicanálise além de não ter o ensino regulamentado também não é uma profissão regulamentada e nem reconhecida por órgãos de Estado. A regulamentação do ensino cabe aos grupos, escolas e sociedades. Já a profissão não tem qualquer nível de regulação, a não ser o bom senso dos profissionais em se qualificarem continuamente como se recomenda.

A CBO não é um número ou título que você pode receber (como CRP ou CRM). Alguns grupos de qualidade bem duvidosa que surgiram no Brasil, utilizam-se da CBO como uma justificativa para uma suposta legalidade da psicanálise. Sobretudo porque querem vender cursos de psicanálise para as massas, de forma irresponsável e mercantilista. Alguns desses grupos já foram alvo de ações judiciais e de muita discussão por parte dos grupos sérios de psicanálise (ver este site).

https://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/index.php?apg=articulacao

A CBO é simplesmente a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego que lista muitas ocupações e suas atribuições e não profissões em si (uma ocupação passa a ser profissão quando é regulamentada e legalizada em nível federal e estadual).

Portanto, você não terá nenhum amparo legal para exercer a psicanálise. O que não significa que você não poderá trabalhar com ela. Você pode sim, desde que filie-se à um grupo bom, estude sempre, faça análise e quando começar a atender, inicie supervisões. Isso é um consenso entre os grupos de psicanálise. 

Cuidado na escolha do seu grupo de psicanálise, pois como não há regulamentação e como há muito picareta na área, é fácil você ser enganada.

Até mais e Obrigado

 

Compartilhar: