Como sair de grupos de Whatsapp?

Como sair de grupos de Whatsapp?

Não tem jeito! Uma vez que você é adicionado em um grupo de família ou amigos você tem que participar. Mesmo não participando. Mesmo se você se limita a só observar. É um oceano de mensagens, em sua maioria irrelevantes para quem normalmente está trabalhando e ocupado com as afazeres da vida. E a angústia aumenta: será que alguém está marcando uma festinha? será que alguém precisa de algo importante? É só um bom dia? É um video de zueira?

O mais engraçado é que a justificativa mais comum da existência desses grupos é de aproximar as pessoas. De fato, pode-se marcar um churrasco com toda a turma de maneira mais fácil e essa é uma ótima função dos grupos (além dos videos de zueira que alegram o dia). 

Mas, sabemos que esses grupos duram eternamente e a cada dia recebemos 80, 140, 300 mensagens. Ou você sai do grupo - e ocasiona um frenesi, ou você humildemente a cada 24h posta: "rs, que legal!” ou para a foto do cãozinho/filho querido um singelo “que liiiiindo!"

Fica a dica para o Whatsapp pensar numa função salvadora: você clica num ícone e o grupo se auto-destruirá em 1 hora. Pronto!

Não somos simples usuários dessas ferramentas tecnológicas. Essas ferramentas nos utilizam também. Somos modificados por elas. Somos chamados a dizer coisas que simplesmente não diríamos se estivéssemos cara a cara com a pessoa. E isso é bom? Acho que grupo de WhatsApp não poderia ser espaço para coisa seria. Mas o que é uma coisa seria? 

Primeiro, sentimentos e afetos. Desentendimento pelo Whatsapp é a coisa mais comum pois só temos um recurso de comunicação - a letra escrita. Um diz X, o outro entende Y e pronto! Uma desavença se instala da maneira mais boba e absurda. Coisa que uma conversa resolveria, pelo Whatsapp aquilo se transforma num rolo só. 

Segundo, a saudade. Penso ser importante sentir saudade, ficar sem ver ou ouvir falar das pessoas que amamos quando elas estão longe. A tecnologia parece que tem o objetivo de eliminar essa importante dimensão das relações humanas.

Terceiro, o álbum de fotos. Não sei se vocês perceberam, mas a nossa relação com as fotografias é uma coisa séria. Se não fossem as fotografias nós simplesmente não reconheceríamos a passagem do tempo e o envelhecimento. As fotos são muito gostosas de serem vistas exatamente quando estão guardadas por muito tempo. Sinto que perdemos isso.

Será que meu amigo querido está bem? Será que ele sofre? Será que ele vai bem no trabalho? Como está meu pai? Será que continua gripado? Sem duvida, com um celular na mão você pode responder rapidamente a estas questões. Mas penso que estas são questões boas para ficar sem resposta até o próximo encontro.

Saia agora dos grupos de Whatsapp mandando esta mensagem!

"Queridos, 

Estou saindo deste grupo exatamente porque gosto muito de vocês. Quero sentir saudade para ter o prazer de matá-la depois com uma boa e velha conversa. 

Um beijo no coração!"  

Compartilhar: