É importante votar?

É importante votar?

Vão chegando as eleições e o circo se monta novamente. Panfletos, cartazes, cavaletes, banners e a invasão das redes de TV por estranhas figuras. De outro lado estamos nós, que assistimos à esse processo todo.

O TSE e muitas pessoas que acreditam piamente na democracia ditam: “Você precisa votar consciente!”; “Escolha bem seu candidato!”; “A democracia depende de você!”. Para pessoas que, como eu, deixaram de acreditar em papai noel e coelho da páscoa isso soa ingênuo. Uma vez que com o passar do tempo vamos percebendo que os seres humanos são corruptíveis e que todos temos um preço e geralmente esse preço é mais baixo do que imaginamos.

Quer conquistar alguém? diga à essa pessoa que ela é inteligente, que ela é consciente e que ela tem o poder de mudar as coisas e decidir o seu destino. Esse é o engodo da democracia. Sabemos, ou deveríamos saber, que nunca temos esse controle, nem sobre as coisas mais simples da vida.

Talvez, seu eu fosse candidato à prefeito ou vereador, nem eu mesmo votaria em mim tamanha a minha desconfiança. Explico. Penso que onde há muito dinheiro e poder concentrados, sem ética e sem vigilância, há fatalmente roubo, preguiça, desleixo e inoperância. Isso é o ambiente público brasileiro pelo que vi e ouvi por aí.

Acho que Lula, Dilma, Marina, José Serra, Ciro ou qualquer candidato são pessoas boas, têm suas famílias, seus netinhos, vão passear com o cachorro e tudo mais. Mas são também marginais em potencial assim como eu e você. Solução para isso? Não sei. Mesmo porque não acredito que uma “boa educação” construa seres humanos melhores. 

Tudo esta perdido? Não. Essa é a beleza da vida. Essa é a natureza. Mesmo sem saber, bolamos estratégias para lidar com o imponderável. Educação, ciência. economia, política e outras tecnologias caminham, enfim. 

Falando em política e eleições: você já se perguntou sobre a diferenças de se votar nulo ou branco? Você já se perguntou por quê, na urna eletrônica, não há o botão de “anular o voto”?

Em termos práticos, votos nulos ou votos em branco são votos inválidos, ou seja, não contam para determinação do quociente eleitoral e não contam na amostragem total. Nenhum deles "vai para quem está ganhando" como se diz por aí. Acontece é que diminui-se a quantidade de votos necessária para se eleger um candidato, portanto, um candidato que recebe poucos votos relativamente ao total de eleitores, pode ser eleito.

Por exemplo, temos Candidato A e Candidato B e 10 pessoas para votar. Candidato A recebe 6 votos e o Candidato B recebe 4. A quantidade total de votos válidos é de 10 (100%). Configura-se a vitória do Candidato A (com 60% dos votos). Nesse caso foi preciso que 6 pessoas, ou 60% das pessoas desse grupo, depositassem seu voto de confiança. Perfeito para a democracia, que necessita de participação de todos para seus processos decisórios. Nesse caso, a maioria absoluta (metade mais 1) venceu! Perfeito.

Agora imagina que desses 10 eleitores, 2 votaram nulo, 2 votaram branco e 1 faltou (abstenção). 2 votaram em A e 3 em B. Temos uma diminuição da quantidade total de votos válidos para apenas 5 (50% do total). O numero 5 passa a contar como o total de votos a ser considerado. Deste modo, Cadidato A com 2 votos obtém (40%) e candidato B com 3 votos obtém (60%).

Entendem o problema?

Houve vitória do Candidato B sendo que poucas pessoas escolheram de fato (3 de um total de 10 pessoas). Quer dizer, com apenas 30% dos votos possíveis o Candidato B foi eleito; e para uma democracia isto é esquisito, pois trata-se de uma minoria numérica "decidindo" quem fica no poder.

Com este simples cálculo conclui-se que, afinal, voto em branco ou voto nulo são na verdade expressão de comodismo e não de protesto. 

No jogo da democracia, não há voto de protesto. Excluíram essa possibilidade. Dizem: "Cala boca aí, vota logo e vai ver o Programa do Faustão!"

Você sai de casa todo feliz dizendo que vai anular seu voto para protestar, mas saiba que isso não vale no jogo oficial.

Claro, que se uma quantidade enorme de votos forem nulos, isso mostraria uma insatisfação da população e quero ver o sujeito eleito governar de fato. Pois, se houvesse mais de 50% de votos nulos, a população certamente estaria insatisfeita, desejando mudança e o sangue dos velhos políticos. Sonho meu.

Por mais que os votos brancos e nulos não contem no jogo oficial, ainda penso que o voto de protesto seja válido. O voto em branco normalmente significa um "tanto faz". O voto nulo significa "estou tão insatisfeito que anulo meu voto". São atos simbólicos e podem ter pouco efeito na realidade imediata.  

Recapitulando, primeiro você é obrigado a votar e segundo voce é obrigado a escolher... e ficar quietinho.

E esse é o problema: o voto é a parte menos importante do jogo democrático. A parte mais importante da nossa função como cidadãos e eleitores está na constante vigilância, está em fazer manifestações, pedir por mudanças e etc. Mas isso não é divulgado pelo TSE e muito menos ensinado nas escolas. Manifestar-se, pedir, brigar aqui no Brasil é sinônimo de "chatisse de esquerdopata comunista politicamente correto". Portanto, a democracia no Brasil é pela metade.       

A obrigatoriedade do voto, a super importância dada ao voto em detrimento de outros elementos do jogo democrático e a retirada de votos brancos ou nulos da amostragem total representa, penso, um vício desnecessário do nosso sistema eleitoral.   

 

 

Compartilhar: