“Endireitou” em 2015, meu filho?

“Endireitou” em 2015, meu filho?

Sou um coxinha direitista recalcado. Como dizem, um esquerdista caviar que defende os pobres, mas que se regozija com vinhos caros nas ruas de Paris.

É fim de ano e a família chega junto. Conversa-se mais entre um amendoim ou outro.

Tenho que confessar que em 2015 tive duas missões: Uma, ser mais direita do que esquerda e a segunda, ter um time de futebol. Esta última, quase consegui e resolvi torcer para o Santos e para o Corinthians ao mesmo tempo (queria comprar uma camiseta metade de um time metade do outro, será que tem?).

A segunda missão foi mais complicada e explico com dois fatos desta semana mesmo, mas que resumem o cenário político que me afasta cada vez mais de aderir ao movimento “endireitado”, contra o governo e etc.

Antes de de tudo quero explicar aos “de direita”, aqueles criados em épocas da ditadura militar ou fãs dela, e que há uns 15 anos deram chance para a “esquerda petista-lulista” governar que, sim: reconheço as falhas do governo atual. Sim, reconheço que Dilma tem uma péssima oratória e que sim, que ela é feia e gorda e que o PT abriga muito bandido e sim, o impeachment deve ser feito desde que legal. Só não sei se os “bandidos do PT” são mais abundantes que os bandidos do PSDB ou do PMDB, fato que por si só justifique isolar o PT como “quadrilha” e rotular seus filiados de “bandidos”. Sabemos das merdas do PT, via Judiciário, que enfim funciona no Brasil e põe gente graúda na cadeia. E convenhamos: há muito bandido na política, ok?

Continuemos. Passou 2015 e não endireitei. Porque?

Primeiro fato. Na rede social vejo um vídeo em que o compositor Chico Buarque discutia na rua com garotos sobre política. Logo de cara percebo o Fla-Flu midiático. Os sites que divulgavam esse vídeos se dividiam em dois. Uns diziam: “Chico Buarque discute com playboys analfabetos no Leblon” e outros “Chico Buarque bate boca defendendo o PT no meio da rua, no Leblon”. Veja bem. Duas formas de dizer sobre o mesmo fato. O vídeo está na internet e é fácil de achar e o que acontece é que Chico Buarque não perde o bom humor e não defende PT coisa nenhuma. Ele estava se defendendo de agressões injustificadas. Um senhor de 71 anos, dos artistas mais importante desse país, tendo que se defender de agressores frenéticos, como diz um amigo meu, os Cowboys da Ditadura.

No vídeo ouvimos os jovens: - “Petista, vá morar em Paris. O PT é bandido”, Quando Chico responde: - “Eu acho que o PSDB é bandido, e aí?”

Fico com o Chico. Por que? 

Não por generalizar que "PSDB é bandido" mas por mostrar ao "moleque" que (ainda) há possibilidade de se pensar de maneira diferente. Para mim, quem está convicto sobre esta ou aquela IDEOLOGIA (procure o significado!!!) e utiliza essa convicção para humilhar e agredir outras pessoas, quaisquer que sejam, não passa de um moleque, impotente - e por isso agressivo - e sem capacidade de discernimento. Quem odeia o PT e está convicto disso, mostre sua indignação nas urnas, na sua vida cotidiana sendo uma pessoa mais ética e não oferecendo à sociedade estes espetáculos ridículos de prepotência.

Podemos discutir política? Sim. Acho que podemos discutir tudo! Mas qual discussão pode ser frutífera quando se está convicto?

Então, um certo Rodrigo Constantino, ex-colunista da Revista Veja, que indignou-se ao ter todo conteúdo de seus blog apagado e jogado no lixo, compartilha o tal vídeos e diz: “É isso aí, esses canalhas precisam começar a se sentir constrangidos na rua, perceber que quem é cúmplice dessa quadrilha petista não vai ter sossego, não vai poder viver como na sua redoma global. Chico, vc é um merda!”

O “jornalista“ parece ter descido ao mais baixo nível para defender sua posição IDEOLÓGICA (novamente, busque o significado). Sinceramente, pessoal! Mais nocivo do que os tais "bandidos do PT", são pessoas que pensam como este senhor. Rodrigo Constantino reúne um séquito de fanáticos cujo passatempo é ofender e fomentar uma guerra contra os tais “bandidos do PT”, uma guerra inclusive contra todos os seus admiradores ou filiados. É bom lembrar que Judeus não podiam andar nas ruas na Alemanha sem serem incomodados. Agora petistas não podem mais manifestar apoio ao seu partido? Precisam ser constrangidos na rua, por causa de sua orientação ideológica? Quem julga e pode ter toda convicção é a justiça... um aparelho democrático. 

A revista Veja, o baluarte da direita brasileira, me apronta mais uma. Outra ex-colunista é acusada de plágio, uma certa Joice Hasselmann.  Ficou comprovado que a jornalista plagiou 65 reportagens, escritas por 42 pessoas diferentes, somente entre os dias 24 de junho e 17 de julho de 2014. A investigação vinha sendo feita pelo Conselho de ética Profissional do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindjorPR) depois que vários veículos solicitaram apuração sobre o caso. O processo contra ela tem, ao todo, mais de 100 páginas.

Após ter recusado se defender por diversas vezes junto ao Conselho de ética, a “jornalista”, claro, posta no Facebook um texto tentando se defender e diz que o sindicato que a puniu representa “a escória do jornalismo” e chama os colegas de “desocupados”, “sanguessugas”, “canalhas” e “vira-latas” e, assim como Constantino, manda todos à merda!

Vejam bem! Essa pessoa manda à merda no mínimo 42 pessoas que tiveram seus artigos copiados na cara dura. Manda à merda o Conselho de Ética de sua profissão e manda à merda as Leis de Direito Autoral. Em outros termos, quem tem muita merda para dar, que tem o corpo cheio dela, manda todos à merda! Ou melhor dito, manda todos a merda que tem de sobra em seu corpo e mente.

Resumindo meu 2015 político e futebolístico: a merda cheira de longe. E o discurso radical (de esquerda ou direita) está repleto dela. Mas, novamente, a direita me parece muito mais radical, ofensiva e odiosa que a esquerda. Fico ainda com a esquerda.

Percebi também que grupos de WhatsApp (que participo silenciosamente) e postagens de Facebook (que bisbilhoto silenciosamente) ao mesmo tempo que são contra o "governo de bandidos do PT", são também contra liberdades civis básicas, são contra ou odeiam de maneira disfarçada ou não Gays, Negros e minorias e acreditam que a família compõe-se de pai, mãe 2 filhos e 1 cachorro. Fico ainda com a esquerda.

Fica então para 2016 meu profundo desejo de tentar endireitar. Em 2015 definitivamente não deu!

 

 

Compartilhar: