Existe o título de especialista em psicanálise?

Existe o título de especialista em psicanálise?

"Olá Luiz Fernando!

Lí a sua matéria: "Será o momento de uma nova Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras?", na revista online "Revide" publicada em 28/04/2015 e achei muito interessante. Acabei de me formar em psicologia e gostaria de fazer uma pós-graduação (especialização ou mestrado) em psicanálise. Não pretendo me tornar psicanalista, mas  gostaria de clinicar utilizando da abordagem psicanalítica, além de conquistar o título em especialista ou mestre. A minha dúvida então é: como a Psicanálise é uma área do conhecimento e não uma profissão regulamentada, é possível obter o título para tais cursos?Se sim você indicaria algum que seja de fato aprovado pelo MEC?

Obrigada!"


Olá bom dia,

Legal o seu interesse!

Bom, você deve primeiro optar se vai fazer uma pós graduação stricto (mestrado/doutorado) ou lato sensu (especialização), certo?

Se for optar por uma pós-graduação stricto sensu em universidade pública ou mesmo em boas universidades particulares (PUCs, por exemplo) basta você escolher um bom orientador, um programa de pós que tenha uma boa nota CAPES, elaborar um projeto interessante para sua formação e mãos a obra! A pós stricto sensu é mais longa, pode ser mais trabalhosa e, na minha opinião, os melhores psicanalistas do Brasil estão nas universidades onde pesquisam e orientam alunos. Essa modalidade não vai lhe oferecer um título de especialista, mas você obterá um titulo acadêmico importante de mestra ou doutora.

Já os cursos lato sensu têm alguns problemas pois é fácil cair em enrascadas visto o grande número de universidades e o grande número de pessoas que se dizem psicanalistas mas não são.

O primeiro equivoco é pensar que existe um "título de psicanalista", pois ele não existe formalmente no universo da psicologia no Brasil. Ser psicanalista é muito mais uma condição que se coloca ao longo do tempo em pessoas que estudam, fazem análise pessoal e supervisão de casos clínicos e que normalmente estão associadas à uma instituição de psicanálise. Absolutamente nenhum aspecto da profissão e formação da psicanalise é regulamentada por leis federais ou estaduais. Isto é, ao mesmo tempo, uma vantagem e um problema para a psicanálise no Brasil (discuto isso em outros textos meus no blog).

As especialidades que geram títulos aos psicólogos, reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) são: Neuropsicologia, Psicologia Clinica, Psicologia do Esporte, Psicologia do Trânsito, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Hospitalar, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicomotricidade e Psicopedagogia.

Portanto, não existe a Psicanálise como especialidade. Se alguém lhe disser que é “especialista em psicanálise” está cometendo um erro ou usa de má fé.

Normalmente a psicanálise é temática oferecida como "especialização em psicologia clínica" mas antes você deve se certificar se o curso tem registro no CFP (https://site.cfp.org.br/servicos/titulo-de-especialista/cursos-credenciados/).

O registro no MEC não é o bastante já que você quer um título de especialista pelo CFP, certo?

Os cursos credenciados ao CFP precisam ter registro no MEC, seguir algumas normas (https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2006/01/resolucao2001_7.pdf) e duram normalmente 2 anos. Depois de terminar o curso, para obter o título de especialista você deve fazer um prova chamada “Concurso de provas e títulos do Conselho Federal de Psicologia” (https://site.cfp.org.br/servicos/titulo-de-especialista/como-obter-o-titulo/).

Espero ter ajudado!

Compartilhar: