Gladiadores do terceiro milênio? Ãhn?

Gladiadores do terceiro milênio? Ãhn?

"Uma grande mania, uma enorme excitação, uma adrenalina que corre pelo corpo inteiro. São gladiadores do terceiro milênio!" (Galvão Bueno)

Pela primeira vez vi uma luta de MMA. Achei normal. Tipo um boxe mais agitado. A Rede Globo fez questão de colocar (inclusive na novela das 21h) que MMA não é o antigo Vale Tudo, e possui regras bem definidas. Ótimo. Como é bom ser civilizado. Não vale soco na nuca e nem chutar a cara do oponente quando ele estiver no chão.

Como dizem por aí: “MMA é um esporte com outro qualquer...” Mas é mesmo? Você pode achar que sim, mas eu acho que não. Qualquer arte marcial objetiva um confronto mais ou menos violento com um adversário, e treina indivíduos a serem máquinas de confronto. Claro que tem toda aquela ideia (na verdade um eufemismo de quinta) de que a disciplina e o respeito são fundamentais, mas no final das contas, o produto valioso disso tudo é a porrada, o sangue, é a subjugação do inimigo por meio da força.

Engraçado ver aquela arena (octógono) lotado de pessoas como eu e você, inclusive com uma garotinho de mais ou menos 8 anos, fazendo cara feia para a câmera da Globo (que não se contentou, e repetiu a imagem mais tarde em câmera lenta, tentando nos dizer que afinal de contas MMA é esporte, saúde e família reunida!)

Essas mesmas pessoas que pagam e vibram para verem duas pessoas se batendo, são as mesmas que vão reclamar depois da violência urbana. Grande novidade é dizer que o comportamento humano é paradoxal, mas é fundamental que os fãs do MMA saibam o que estão apoiando e propagando.

Promover uma espetacularização da violência (ou de qualquer coisa, por exemplo, o cigarro) traz frutos culturais, os quais vão afetar diretamente você.

O MMA hoje é uma coisa legal, muito legal; graças à mais um  (des) serviço da Rede Globo e Senhor Galvão Bueno, surtando e dizendo que lutadores de MMA são os gladiadores do terceiro milênio (assim como Pedro Bial insiste em chamar os Big Brothers de heróis...)  As pessoas vibram, as crianças gostam... inclusive é de bom tom agradecer ao senhor Jesus Cristo pela luta vencida.

Para os lutadores é apenas um esporte, para a sociedade é um vitrine aberta de brutalidade e de tudo de pior que o ser humano tem a oferecer. Não concorda? Compare um musicista com um lutador de MMA, compare um cientista ou médico com um lutador de MMA... Incomparável!

Uma sociedade escolhe seu destino definindo as potencialidades que deseja desenvolver na sua população. Assim, o Brasil de define como uma sociedade de brucutus desgovernados, sexualizados e sem educação.

 

Compartilhar: