O que é um psicanalista?

O que é um psicanalista?

A dificuldade que nós psicanalistas temos em nos definir como profissionais, passa por uma característica importante do processo de formação pelo qual toda pessoa que deseja ser psicanalista passa, ou deveria passar.

Em 1920, Max Eitingon (e não Sigmund Freud!) quando coordenava a comissão de ensino do Instituto de Psicanalítico de Berlin, instituiu o mecanismo básico de formação do psicanalista: análise pessoal, supervisão e estudo teórico (Roudinesco, 1998). Em outras palavras, a pessoa que deseja ser psicanalista precisa submeter-se à um processo de analise pessoal, ter seus pacientes supervisionados por outro colega e estudar psicanálise. Este mecanismo de formação é adotado amplamente por diversas instituições psicanalíticas no mundo todo desde então. 

Mas, em quanto tempo o psicanalista está formado? Pois é. 

Nesse ponto diferentes instituições de psicanálise divergem. Algumas arriscam determinar um tempo mínimo de 4 ou 5 anos, outras assumem que é impossível que se forme um psicanalista pronto e acabado. 

Portanto, atualmente parece estar estabelecido que um psicanalista nunca está formado e por isso não possui um diploma que garanta sua atividade - o que dificulta o estabelecimento da psicanálise como uma profissão e um ensino regulamentados ao nível federal. Mas ao mesmo tempo, faz com que a psicanálise seja uma atividade exercida por pessoas realmente preocupadas em estudar e manterem-se atualizadas em seu campo de conhecimento. 

Enfim, quando alguém se nomeia “psicanalista", quer dizer que é um psicanalista em formação continuada.

Pelo menos é o que se espera.

 

 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ROUDINESCO, Elisabeth e PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

 

 

Compartilhar: