O que faço para ser psicanalista?

O que faço para ser psicanalista?

O LEITOR PERGUNTA

"Oi, Gostaria de saber se preciso fazer o curso superior em qualquer área para ser psicanalista. tenho vários cursos e diplomas na area de psicologia e odontologia, mas nenhum é superior. somente em nivel técnico. meu sonho é ser psicanalista. mas me minha cidade a faculdade de psicologia é todos os dias, não consigo ter disponibilidade para cursa-la. como posso proceder para ser uma psicanalista?"

(texto enviado pelo leitor, sem modificações)

MINHA RESPOSTA

Caro Leitor,

A resposta à essa pergunta é bastante simples: basta você desejar isso e obter uma qualificação. Isso acontece basicamente para todas as carreiras mas na psicanálise vejo que as pessoas têm dúvidas frequentes.

O primeiro aspecto é que a formação do psicanalista no Brasil (e no mundo) não é acadêmica, ou seja, não é dada nas universidades, não tem o tão temido vestibular. Historicamente os psicanalistas preferiram não se vincular à ideologias de estado ou a ditames de grupos políticos para obter maior autonomia em sua profissão e pensamento. Por isso, você deve buscar grupos, núcleos e sociedades de psicanálise que ofereçam um curso de formação. Normalmente, esse curso dura de 4 a 5 anos com estudo teórico, supervisão e análise pessoal. Você pode ou vai perceber que “apesar” de não ser um curso acadêmico a formação é longa e específica.

Existem cursos de formação on line (EAD), o que pessoalmente acho perigoso porque a psicanalise é, ou deveria ser, um ensino que necessita, mais que os outros, de relações pessoais entre alunos e alunos, professores e alunos e por aí vai. Tenho minhas dúvidas quanto à cursos online de psicanálise e não recomendo.

Outro aspecto é a formação universitária com pré-requisito para ser psicanalista. Geralmente - há como pré-requisito de muitos grupo de formação - a graduação em medicina ou psicologia. No entanto isso não é regra. O próprio Sigmund Freud pensou essa questão e não foi favorável à vinculação da psicanálise à esta ou aquela disciplina. Ele não gostaria que a psicanalise fosse uma disciplina de um determinado campo. Ele quis determinar que a psicanálise fosse uma ciência autônoma, com seus métodos, técnicas e teorias. Assim, você pode ser um engenheiro e ser psicanalista... basta passar pelo curso de formação. Assim como um médico pode ser um advogado, bastando que se qualifique.

A psicanálise em cursos de psicologia ou psiquiatria é dada como um disciplina, um capítulo primordial  - e muitas vezes apresentado como retrógrado - do desenvolvimento das ciências da mente e por isso muitos psicólogos formados não possuem uma noção adequada do que é a psicanálise. Assim, quando se formam, procuram um curso de formação para se especializarem.

Há também os grupos de psicanálise que permitem o ingresso de alunos que não sejam psicólogos e médicos, como a Sociedade Brasileira de Psicanalise de São Paulo (mais tradicional e antigo grupo brasileiro) e, no seu caso, você deve procurar grupos que sejam mais abertos e aceitem esses casos.

Uma coisa que pode dificultar seu acesso à formação é que um diploma universitário é quase sempre exigido, mas em se tratando de grupos psicanalíticos que prezam o diálogo e uma certa compreensão do ser humano (e eu espero que isso seja uma regra geral), você pode tranquilamente explicar seu caso por meio de uma conversa com o coordenador do grupo, pedindo sua admissão. A regra é entrar em contato, marcar entrevistas, explicar sua trajetória até a psicanálise, saber mais sobre o grupo, negociar os horários e sobretudo sustentar seu desejo de ser um psicanalista.

Obrigado e volte sempre!

 

Compartilhar: