Privilégios absurdos

Privilégios absurdos

Todo inicio de ano nós brasileiros nos preocupamos com uma coisa. As contas e impostos que vencem, crianças na escola e demais dívidas que se alongam e que se iniciam.

E a boa educação financeira nos informa que é sempre bom saber para onde nosso dinheiro está indo. Afinal, aonde estão os vazamentos do nosso bolso? Então, cortamos gastos, deixamos para lá compras e prazeres que podemos nos furtar.

Um dos vazamentos importantes vai para o pagamento de impostos que incidem sobre tudo que compramos e sobre nossa renda.

E sabemos, nosso dinheiro mantem a maquina do Estado funcionando... pelo menos deveria funcionar.

Salários, verbas extras para moradia, funcionários, aluguel de escritório, telefone, veículos, combustível, divulgação do mandato, passagens aéreas, entre outras coisas. Plano de saúde em condições vantajosas e até vitalício. Ajuda de custo equivalente a dois salários adicionais no início e no fim do mandato. Esses são alguns dos benefícios que fazem do Congresso Nacional um dos parlamentos mais caros do planeta (1).

O Brasil ocupa a sexta colocação em salário de deputados em razão do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. À frente, gastam mais com seus representantes algumas das nações mais pobres do planeta, como Nigéria, Gana e Quênia, que lideram o ranking da disparidade entre as despesas com parlamentares e a média da riqueza de sua população (1).

Agora, vejamos os privilégios desse pessoal (1)

Formado pelo Senado Federal e a Câmara de Deputados, o Poder Legislativo custa R$ 1,16 milhão por hora (2). O ano tem 8760 horas. Portanto, o custo anual do Poder Legislativo é de 10 bilhões 161 milhões e 600 mil reais (R$10.161.600.000,00)

Em 4 anos são mais de 40 BILHÕES DE REAIS !!

Ficam as perguntas:

Um trabalhador que ganha mais de 30 mil por mês, não consegue: bancar seu próprio aluguel? Ou mesmo financiar com folga uma casa? Pagar seu plano de saúde? Dirigir seu próprio carro?

A respostar é um retumbante SIM! dada por milhões de brasileiros que fazem isso e muito mais com menos de mil reais.

 

REFERÊNCIAS

(1) https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/congresso-brasileiro-e-um-dos-mais-caros-do-planeta-veja-os-beneficios-pagos-a-um-parlamentar/)

(2) https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-07/poder-legislativo-custa-r-116-milhao-por-hora-diz-ong)

 

 

Compartilhar: