Quanto vou ganhar? Aonde vou trabalhar?
O LEITOR PERGUNTA
"Bom dia, Sou formada em RH e tenho pós em Gestão de pessoas;
Estou iniciando o curso de Psicanálise e preciso saber quando poderei iniciar o atendimento clínico, como também aonde eu, psicanalista, poderia me conveniar para atender mais pacientes? Consigo me conveniar a hospitais de doenças mentais, escolas, associações, entidades? Sei que em hospitais não conseguimos, mas gostaria de ver aonde eu conseguiria atuar com meu trabalho. Quanto eu conseguiria ganhar de inicio na carreira? E quantas vezes na semana seria necessário ao paciente... No aguardo de um retorno, obrigada."
(texto enviado pelo leitor, sem modificações)
MINHA RESPOSTA
Olá,
Boas questões!
Bom, o psicanalista geralmente atende em clínica particular, mas isso não quer dizer que ele não possa se associar à entidades, empresas até à hospitais. O problema disso tudo é que nossa profissão não é regulamentada em nível federal e portanto não temos vias formais de acesso à esses tipos de trabalho (e.g., concursos públicos, editais e etc.). Então, você como psicanalista que deseja trabalhar junto à instituições, entidade, escolas e etc., precisaria elaborar um projeto e tentar seu espaço na garra e coragem. Os cursos de formação em psicanálise tem em média 4 ou 5 anos de duração, com análise pessoal obrigatória, e após isso você deve se sentir preparada para atender. No entanto, cada instituição possui regras quanto à isso. Algumas deixam o aluno livre para decidir quando começar a atender, outras exigem um tempo mínimo e por aí vai. A sua escola deve ter parâmetros para isso, não?
Quantos aos seu ganhos e a frequência das suas sessões, isso é bastante variável. Freud atendia seus pacientes todos os dias e, historicamente, foi se estabelecendo em alguns grupos de formação em psicanalise, que o mínimo para uma “boa psicanálise” seria a frequência de quatro vezes por semana. No entanto, isso não é uma regra e é plenamente possível se fazer um boa psicanálise uma vez por semana, ou duas vezes por semana. Com a experiência, você vai perceber que alguns pacientes necessitam de mais, outros de menos...
Quanto aos seus ganhos, você também vai ter que resolver isso. Um atendimento em psicologia, pela tabela desatualizada de 2007 do Conselho Federal em Psicologia, o valor varia entre 80 à 140 reais. O psicanalista não é um psicólogo, portanto não precisa respeitar essa tabela, mas ela pode servir como um parâmetro nacional. Eu por exemplo, me permito atender por valores bem menores que 80 reais e em outra vezes maiores que 140 reais. Reservo alguns horários meus para a minha Clinica Social, ou seja, atendimento a baixos custos.
Colega, como você pôde ver, o trabalho do psicanalista é bastante árduo pois somos profissionais liberais e arcamos com grandes responsabilidades, mas é um ofício muito gratificante.
Obrigado, boa sorte e um abraço!