Socorro, não estou sentindo nada! - 2

Socorro, não estou sentindo nada! - 2

Veja a primeira parte do texto aqui


Alexitimia (do grego, “a” sem; “lexus” palavra; “thumus”coração, sentimento, afetividade). Termo utilizado para definir pessoas que não tem palavras para definir o que se passa no seu mundo afetivo. Na medicina psicossomática, o distúrbio é estudado desde a década de 60, com um aprofundamento crescente e mais de 2000 estudos realizados.  Em 1973 um estudo clássico de Sifneos abre o campo de estudo. Ele caracteriza esses pacientes como sendo pessoas com dificuldade de identificar e descrever sentimentos, que adotam um estilo de pensamento bastante concreto e supostamente racional que disfarçam os sentimentos reais (chamado pensamento operatório) e também possuem pouquíssima imaginação criativa.


Alguns estudos indicam associação da alexitimia com algumas desordens emocionais como: estresse pós-traumático, transtornos alimentares, transtorno do pânico, depressão, uso abusivo de drogas e outros distúrbios ditos fisiológicos como: asma brônquica e um fator considerável ao risco do desenvolvimento de câncer da mama, próstata e outros (Besharat et al., 1973).

Se você se preocupou e acredita que tem “essa tal de alexitimia”, saiba que todos nós passamos por momentos da vida ou mesmo do dia em que estamos alexitímicos. Você pode se preocupar se isso lhe incomoda ou traz problemas no trabalho ou na relação com as pessoas de que gosta. Expressar o que sentimos é essencial a saúde, embora não pareça.

Referências:

Sifneos, P.E. 1973. Prevalence of alexithymic characteristics in psychosomatic patients Psychotherapy and Psychosomatics, 22: 255-262

Besharat, M.A. et al. 2006. Assessing reliability and validity of farsi version of the toronto alexithymia scale-20 in a sample of opioid substance use disordered patients.  Iran J Psychiatry; 1: 133-139.

 

Compartilhar: