Toda nudez será castigada... pelo MBL

Toda nudez será castigada... pelo MBL

O título refere-se a importante peça teatral de Nelson Rodrigues, mas toda sua genialidade passa longe da discussão que somos obrigados a levar.  

Mais uma vez a extrema direita brasileira, representada pelo MBL, distorceu fatos para atacar a esquerda promovendo o empobrecimento do debate político, que já está em muito baixo nível em nosso país limitando-se ao “ativismo via zap zap”;

O mais engraçado é a extrema direita, que pede um estado mínimo, agora exigindo um estado tão grande a ponto de subjugar o direito dos pais em criarem seus filhos de acordo com suas convicções e orientações morais, políticas e religiosas.    

O fato correu dentro de um museu, QUE ALERTAVA SOBRE CENAS DE NUDEZ. Portanto a organização adiantou-se a prováveis ataques moralistas de quem passa longe de ser crítico de arte ou coisa que o valha. O fato ocorreu quando um MENINA ACOMPANHADA DE SUA MÃE interagia com um homem nu.

O ECA em seu Artigo 149, parece esclarecer que o Estado tem poder em regular a entrada e permanência de crianças que estejam DESACOMPANHADAS do pais ou responsáveis. Portanto, o ECA parece legislar quando os pais não estão por perto.

Muitos argumentam que espetáculos e teatros deveriam adotar o Sistema Indicativo, e eu concordo. Pois assim os pais teriam uma orientação quanto a conteúdos de sexo, drogas e violência.

Mas, se o Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro fosse aplicado na performance em questão, talvez ela seria classificada com o selo 10, permitindo a entrada de crianças de 10 anos, pois o selo adverte

Sexo e Nudez: Conteúdos educativos sobre sexo

A indicação posterior de 12, adverte quanto

Sexo e Nudez: Nudez velada; insinuação sexual; carícias sexuais; masturbação não explícita; linguagem chula; linguagem de conteúdo sexual; simulações de sexo; apelo sexual.

Que não é o caso da performance.

Este homem nu não estava excitado, não estava em posições sexuais, não incitava qualquer tipo de ato obsceno, ou seja, não há apelo ao sexo! Portanto não cabe na classificação indicativa de 12 anos e sim na classificação de 10 anos.

Pessoas associaram esta performance artística a um ato de pedofilia é preocupante, pois, a nudez artística é diferente do sexo explícito - assim como um filme pornô é diferente do teto da Capela Sistina.

Precisamos tomar cuidado com uma percepção perigosa sobre o corpo humano, de que ele só é feito para o sexo. Nesse caso o ataque foi direcionado a um homem nu, mas que no cotidiano recai sobretudo nas mulheres. Veja que há mulheres que não podem amamentar em público porque muitos adultos ditos esclarecidos julgam este ato obsceno.

 

 

 

Compartilhar: