Um ou outro questionamento sobre a posse ou porte de armas no Brasil

Um ou outro questionamento sobre a posse ou porte de armas no Brasil

As ações da Taurus (fabrica de armamento brasileira) subiram 93% desde o inicio do Governo Bolsonaro.

Nada como o mercado para predizer movimentos do comportamento de consumo. Ter armas será algumas das prioridades de “cidadãos de bem” que vivem em cidades com significativa violência, aquelas com mais de dez homicídios por 100 mil habitantes (o que inclui todas as capitais); residentes em áreas rurais; servidores públicos que exercem funções com poder de polícia e proprietários de estabelecimentos comerciais.

Agora cada residência de "cidadão de bem" poderá guardar até 2 armas o que criará um sensação de segurança maior, ao mesmo tempo, mais medo e apreensão na família. Cada estabelecimento torna-se também um local de fácil aquisição de armas para o crime organizado.

Algumas questões e hipóteses que espero serem completamente equivocadas.

1 - O bandido vai sentir mais medo de assaltar?

O medo que um bandido vai sentir de invadir sua casa vai fazer com que ele não entre na sua casa? Acho que não. O medo fará com que ele seja ainda mais violento e inescrupuloso e não pense duas vezes em matar você e toda sua família. O aumento no risco de assaltos vai produzir nos bandidos o aumento da eficiência e truculência de suas ações.

2- Armas serão adquiridas por preços altos e só por "cidadões de bem"?

De fato, armamento e munição são caros. Ainda, os preços vão aumentar, porque a demanda por armas e munições vai aumentar - ao mesmo tempo em que as pessoas serão atingidas por um desejo consumista de adquirir armas. Com as armas caras e um desejo crescente em se adquirir armas, haverá portanto um aumento da oferta e venda de armas ilegais mais baratas (assim como aconteceu com o cigarro: o preço do cigarro legal aumentou e aumentou também a circulação de cigarros falsificados). Com o aumento de armas vendidas no mercado paralelo como ficará a fiscalização? Acha que um “cidadão ralé” (o contrário do “cidadão de bem”) vai se poupar de ter uma arminha em casa e até andar com ela na rua?

3- Cidadãos de bem serão treinados em cursos de tiro para não errar?

De fato, os cursos serão importantes mas há um problema. O bandido está 24h pensando no crime, ele vive esse atmosfera de matar ou morrer. Soma se a isso a possibilidade de que os assaltos agora serão mais arriscados, pois cada cidadão pode estar armado. O tal cidadão de bem não vive essa atmosfera de matar ou morrer e sempre será surpreendido. O fator surpresa estará sempre do lado do bandido. Assim, poderemos ver em breve um aumento significativo de mortes por bala perdida e latrocínios, porque a reação ao assalto vai naturalmente aumentar.

4- As armas ficarão guardadas em casa e não poderão circular?

Por enquanto sim. Mas sabemos que as intenções de Bolsonaro, posto sua admiração pelos EUA, são de facilitar inclusive o o porte e acesso de armas de calibres e mecanismos de alto potencial destrutivo. Haverá certa tentação em resolver brigas na bala e, talvez, um aumento de crimes bobos e passionais - brigas de bar, brigas na balada terminadas com tiroteios e os famosos massacres em escolas dos EUA podem finalmente ser comuns aqui.

Começa uma era de mais e mais tensão social. Espero estar errado!

 

REFERÊNCIA

https://exame.abril.com.br/brasil/sai-hoje-decreto-que-facilita-porte-de-armas-perto-do-ok/?fbclid=IwAR0VhFHt-ifA2vsOSFV4Qc8zlpRYkfRVpJoBRevXi57uhfjkl_ducS4hPkI

 

Compartilhar: