CineMaterna: acolhimento, empatia e suporte

CineMaterna: acolhimento, empatia e suporte

O acolhimento ficará no olhar, na empatia e no suporte que oferecemos às mães (Irene Nagashima)

 

As sessões do CineMaterna retornam em Ribeirão Preto no dia 19 de janeiro de 2022, com o filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que será exibido na sala VIP do Cinépolis do Shopping Iguatemi, com meia entrada para todos. O CineMaterna é recomendado para pais e mães que têm bebês de até 18 meses, ou seja, essas crianças nasceram durante a pandemia, o que traz um toque especial ao retorno após esses últimos anos desafiadores.

Em entrevista ao blog Entretenimento e Cultura, Irene Nagashima, fundadora e diretora do CineMaterna, comentou que as sessões podem auxiliar na saúde mental dos pais e mães, pois “o objetivo do CineMaterna sempre foi e continua sendo ser uma atividade para arejar a mente, que fica muito focada no bebê desde seu nascimento” e explicou que “mantemos o compromisso de oferecer encontros com outras famílias no mesmo momento de vida, um momento de trocas, reconhecimento e apoio”.

Além dos protocolos de segurança próprio do cinema, o CineMaterna acontece em horários em que há pouca concentração de pessoas e as sessões não costumam lotar. Irene me contou que em Ribeirão Preto a média é de 15 famílias por sessão, ou seja, não há aglomeração, especialmente na sala VIP, na qual os espaços entre os assentos já são normalmente muito maiores do que nas salas comuns. Ela também disse que o retorno das sessões “será feito com cautela, máscaras e distanciamento, apesar de nossa enorme vontade de abraçar as mães”.

Se você ainda não conhece o CineMaterna, tudo começou em um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade ativa pela internet, no qual uma das mães contou que sentia saudades de ir ao cinema depois do nascimento do primeiro filho. Então, as mães se organizam e dez delas – com seus bebês – “invadem” uma sala de cinema. O sucesso da primeira empreitada dá início a encontros semanais no cinema, seguidos de bate-papo num café, em meio à amamentação e trocas de fraldas. As mães retomam sua vida cultural e trocam experiências sobre a maternidade. No dia 26 de agosto de 2008, o CineMaterna nasce oficialmente com a fundação da Associação CineMaterna.

A equipe de mães colaboradoras do CineMaterna cuida para que as sessões sejam acolhedoras para os bebês, disponibilizando trocadores, um tapete EVA na primeira fila para acomodar as mamães e bebês que preferem ficar no chão, além de um "estacionamento" para os carrinhos. Na sessão o som é mais baixo e o ar-condicionado é menos frio, tudo para formar um ambiente confortável e tranquilo.

Os filmes são escolhidos pelas mães entre os que estão em cartaz no cinema, através de enquete feita no site. Para as próximas sessões você pode votar no filme através do site. Em Ribeirão Preto o calendário já está preparado para o ano todo, nas seguintes datas: 19/01/2022; 23/03/2022; 18/05/2022; 20/07/2022; 21/09/2022; 23/11/2022, sempre em uma quarta-feira, às 14 horas.

Para participar das sessões você deve indicar que é a sessão do CineMaterna no momento da compra dos ingressos junto à bilheteria do cinema. O CineMaterna tem sessões em Ribeirão Preto desde 2012 e conta com quatro mães colaboradoras, se você quiser se tornar uma mãe colaboradora o cadastro é pelo site, que você acessa clicando aqui. Você vai se apaixonar!

Mais informações você encontra no site do CineMaterna.

Siga o CineMaterna nas redes sociais: Facebook, Instagram e Flickr.

Compartilhar: