Conteúdo não indicado para maiores de 18 anos

Conteúdo não indicado para maiores de 18 anos

Sugiro prestarmos um pouco mais de atenção nas classificações indicativas

A Classificação Indicativa é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG). O site do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem uma página na internet específica sobre o assunto, que traz muitas informações úteis.

É comum restringirmos a classificação indicativa como um controle dos pais sobre os conteúdos que podem ser assistidos por seus filhos, inclusive, sendo conceituada “fundamentalmente uma ferramenta que pode ser usada por eles [pais]” (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

E por essa ideia restrita de controle dos pais, após a maioridade, essa classificação já não nos preocupa pessoalmente. Sendo os dezoito anos a última das classificações, após essa idade (teoricamente) poderíamos assistir todo o tipo de conteúdo. Porém, recentemente, eu decidi assistir uma série, sem grandes pretensões, daquelas que a “capa” do streaming chama atenção e a gente clica para assistir.

Como não poderia ser diferente, a primeira imagem a surgir na tela era um aviso de que aquele conteúdo não é indicado para menores de dezoito anos, o que eu prontamente ignorei, porque já passei dessa idade. Contudo, após assistir o primeiro episódio, o conteúdo fortíssimo, as cenas muito violentas e os temas pesados me surpreenderam. Não deveriam, porque eu prestei mais atenção no início do segundo episódio e vejam o que notei escrito: “conteúdo adulto”, “linguagem inadequada”, “violência exagerada”, “nudez”, “forte conteúdo sexual” e “estupro”.

Pois é, a série foi bem sincera sobre o que estava por vir. Mas eu só notei após assistir, porque não dei a devida atenção ao aviso. Atualmente, a Portaria MJ nº 1.189 de 2018 reúne todas as instruções atuais sobre a classificação indicativa, que além da classificação por idade ainda considera três eixos temáticos: “sexo e nudez”, “drogas” e “violência”, que podem servir até mesmo para os maiores de dezoito anos que sejam especialmente sensíveis à esses temas.

A Netflix determina as classificações etárias pela frequência e pelo impacto do conteúdo adulto em uma série ou filme. As classificações de séries refletem o nível de maturidade geral da série inteira, de forma que a classificação indicativa não se limita ao controle dos pais, mas também para que os usuários consultem para si mesmos, seguindo essa ideia mais abrangente.

A Prime Video, da Amazon, além da classificação na própria seleção da série ou filme, também disponibiliza um arquivo no formato pdf. com todo o conteúdo disponível no Brasil, com o título, a classificação indicativa e a descrição dos conteúdos.

Assim, fica a sugestão de prestarmos um pouco mais de atenção nas classificações indicativas para evitar conteúdos que possam ser prejudicais à eventual sensibilidade ao tema, que podem surgir de experiencias traumáticas ou das próprias convicções de cada um. Basta uma leitura mais detalhada do aviso além de meramente observar a idade indicada e, é claro, atenção ao que assistem as nossas crianças.

Compartilhar: