De família para famílias: comédia e drama ajudam a unir e divertir

De família para famílias: comédia e drama ajudam a unir e divertir

Várias séries têm como enredo central o convívio familiar, suas alegrias, tristezas, vitórias e dificuldades

 

Acompanhar séries já se tornou um hábito entre as famílias brasileiras. Se antes eram as telenovelas que uniam todos em volta da televisão, hoje esse efeito é causado por um bom enredo dividido em temporadas. A pandemia intensificou esse costume, pois com as opções de lazer restritas, se divertir ou emocionar com os dramas dos nossos personagens preferidos serviram como um escape para aliviar a tensão do dia a dia.

E qual o melhor tema para as famílias acompanharem juntas se não observar o cotidiano de outras famílias? Há uma gama de séries em que o enredo central está focado no convívio familiar, nas suas alegrias, tristezas, vitórias e dificuldades. Vou compartilhar com vocês algumas delas, que fazem sucesso aqui em casa.

Uma boa opção para juntar crianças e adultos é uma série não muito conhecida pelo grande público, mas que com certeza irá te conquistar. A sitcom The Middle: uma família perdida no meio do nada, conta a história dos Hecks, um núcleo familiar composto pela mãe Frankie, o pai Mike e os irmão Axl, Sue e Brick, dos quais podemos acompanhar o crescimento ao longo das nove temporadas (2009 – 2018). Os perrengues enfrentados pela família de classe média, os dramas da adolescente desajeitada (Sue, minha personagem preferida), as brigas dos irmãos, o pai que se esforça para manter a família, o filho mais velho rebelde, o caçula problemático e a mãe, que embora possa parecer um pouco relapsa, na verdade é a engrenagem que movimenta a família, são capazes de criar uma identificação com o público, e claro, arrancar boas risadas. A série pode ser vista no canal Warner.

Seguindo a mesma linha de The Middle temos Young Sheldon, um spin-off de The Big Bang Theory, que retrata a infância de Sheldon Cooper em uma típica família texana. A série, narrada por Jim Parson, que interpreta Sheldon na série original, mostra a infância do personagem, convivendo com sua irmã gêmea Missy e o irmão mais velho Georgie, que não compartilham do QI elevado do irmão, mas que demostram habilidades que ele não possui: a menina faz amizade facilmente e consegue convencer a todos, já o adolescente demostra ter jeito para os negócios. A mãe Mary é superprotetora e cristã fervorosa, o pai Georgie é o técnico de futebol da escola local, e a família conta ainda com a “vozinha” uma personagem muito engraçada e amada pelo jovem Cooper. A série, que está em sua 4ª temporada, é uma boa opção para todas as idades. Young Sheldon está disponível no GloboPlay e é transmitida pelo canal Warner. A 5ª temporada estreia nos Estados Unidos no dia 7 de outubro.

Para assistir depois que as crianças forem dormir temos This Is Us. Aclamada por público e crítica, é uma série feita para emocionar, seja pelas cenas de drama, tragédia ou pelo amor entre o núcleo familiar dos Pearsons. A trama se passa em épocas diferentes da vida dos personagens, o casal Rebecca e Jack Person e o big three, formado pelos gêmeos Kate e Kevin, e o irmão adotivo Randal. A história começa a ser contada a partir do nascimento do trio em 1979, ao mesmo tempo que mescla narrativas atuais, como os personagens passando pelo período da pandemia, fatos acontecidos na infância e adolescência, assim como flashs do futuro, apresentados na 5ª temporada. Uma característica interessante de This Is Us é a capacidade de nos fazer alternar o amor que sentimos pelos personagens, é difícil ter o seu favorito, tendo em vista que o comportamento deles se alternam ao longo da série, nos fazendo uma hora amá-los para logo em seguida “brigarmos” com eles. A sexta e última temporada será lançada em 2022, enquanto isso dá tempo de maratonar as cinco primeiras na Prime Video e Star+, ou mesmo assistir os episódios que são exibidos no canal Star Premium.

A família como enredo não é novidade, Os Simpsons estão há 33 anos no ar e também nos desenhos animados tivemos os Flinstones e os Jetsons. Há, ainda, Gilmore Girls (Tal mãe, Tal filha) que estreou nos anos 2000 e está disponível na Netflix. E, é claro, Todo Mundo Odeia o Chris, que conta a história do amado/odiado protagonista e sua família. Opções não faltam para assistir com a família.

 

Esse texto foi escrito por Patricia Pietro Conde, jornalista, professora, mãe e esposa. Instagram: @patypietroconde

Compartilhar: