Dicas para quem tem medo de filmes de terror

Dicas para quem tem medo de filmes de terror

Se você deseja assistir filmes de terror essas dicas vão lhe ajudar

Por que assistir filmes de terror?

Seus amigos estão comentando o filme It – A Coisa ou Annabelle e você não participa da conversa porque não consegue assistir filmes de terror? Talvez seu namorado(a) seja muito fã de American Horror Story, mas você não consegue assistir essa série. Seus colegas marcaram de ir ao cinema juntos, mas o filme é de terror então você não vai. Se você tem muito medo, mas também tem vontade de assistir filmes de terror, esse artigo foi escrito na tentativa de lhe ajudar.

Racionalizando

Primeiro, vamos entender as ferramentas mais comuns nos filmes de terror. O que nos causa medo? Inicialmente, haverá uma identificação entre o filme e o público. Uma casa, uma família, um emprego, uma cidade ou até mesmo uma situação cotidiana, tudo de fácil identificação pela maioria das pessoas. Um exemplo é a cena clássica do filme Psicose de 1960, em que a personagem está tomando banho e a cortina se abre para revelar o assassino com uma faca. Uma vez que nos identificamos através das cenas com a situação proposta pelo filme, começa o medo.

Em seguida a obra irá transmitir a sensação de insegurança. O lar de uma família é o cenário mais comum, pois nos sentimos seguros em casa e assistir esse local ser atacado é assustador. Também a cena de Psicose serve de exemplo, considerando a vulnerabilidade em que estamos durante o banho. Depois vêm a privação dos sentidos: as cenas são escuras, olhamos por uma porta entreaberta ou por debaixo da cama, restringindo muito o campo de visão. Os efeitos sonoros se tornam mais restritos, destacando passos ou o ranger de portas, além da música ficar mais alta, tudo para que não possamos ouvir direito. Perdemos a confiança nos nossos sentidos e isso causa medo.

Identificando o problema

Algumas características são comuns em quem tem medo de filmes de terror e o primeiro passo é identificá-las. É preciso lembrar que, assim como um filme de comédia deve fazer rir, um filme de terror deve causar medo.

Se o medo que você sente enquanto assiste ao filme é insuportável, é possível que você tenha muita sensibilidade ao tema específico daquela obra. A solução é buscar por títulos em que a temática não lhe seja tão assustadora. Por exemplo, diversas pessoas já me contaram sobre o grande medo que tiveram ao assistir O Exorcismo de Emily Rose, enquanto para mim é um ótimo filme de tribunal e, por estar focado na parte jurídica do filme, não tive medo nenhum. Entre os temas que são tratados nos filmes de terror, tente encontrar o que menos lhe causa medo e comece por aí.

Caso o filme acabe e você continue a sentir medo, a razão é a identificação que a obra propôs. Para tanto, é preciso se atentar aos acontecimentos comuns do seu cotidiano, para que não sejam causa de medo após o filme. Por exemplo, sabemos que os móveis se contraem de acordo com a alteração da temperatura entre o dia a noite. Por isso, a noite, eles estalam, fazendo barulhos que podem nos assustar quando estivermos mais sensíveis. Preste atenção nesses barulhos algumas noites antes de assistir o filme para que, após assistir, você não os relacione com a narrativa do filme. Outra dica é identificar possíveis “figuras” que seu cérebro pode formar no escuro, como uma roupa pendurada que pode ser confundida com uma pessoa, ou uma janela por onde entram as luzes dos faróis dos carros que passam na rua. Essas confusões que fazemos podem se aguçar após um filme de terror e causar medo. Entendê-las como comuns pode resolver o problema.

Se o problema forem os pesadelos por vários dias após assistir o filme, o segredo é substituir a experiência por outra. Ter pesadelo na noite em que assistiu o filme ou alguns dias depois é comum, mas se o pesadelo é recorrente e duradouro, é preciso atenção. Muitas pessoas costumam assistir desenhos animados, comédias ou outros tipos de obras após um filme de terror. Com isso, é possível diminuir os “efeitos” do filme de terror e evitar os pesadelos. Essa dica também funciona para quem continua com medo após o filme terminar, fazendo com que os pensamentos tenham um novo foco e você não se mantenha o medo que o filme lhe causou.

Muito importante!

Antes de insistir em filmes de terror é preciso se certificar que você não tem algum tipo de fobia. Fobia é um medo exagerado e é uma doença que precisa de atenção médica especializada. Por isso, se você quer assistir filmes de terror e acredita que essas dicas possam lhe ajudar, vá em frente. Mas se seu medo é muito forte e você não tem vontade nenhuma de ver filmes de terror, não se preocupe, ainda há muito o que assistir.

 

Ilustração de capa por Samuel Pietro. Instagram: @samuelp.arts

Compartilhar: