Dois Anos de Entretenimento e Cultura

Dois Anos de Entretenimento e Cultura

“Só um tolo, pensou, encoleriza-se contra os outros: uma pedra cai porque é pesada. Serei sempre criança?”

(Stendhal)

 

Era 18 de agosto de 2020 quando eu publicava meu primeiro artigo no novo blog da Revista Revide: o Entretenimento e Cultura Pop. A ideia era compartilhar com vocês leitores os filmes, séries, livros e jogos que tanto me agradam, que me permitem experiências incríveis e aprendizados importantes. Ali eu já dizia que “O melhor romance que já li é O Vermelho e o Negro, de Stendhal”, o que não mudou nesses últimos dois anos. Não por acaso, essa dica será renovada hoje.

O Vermelho e o Negro é um romance publicado em 1830 por Henri-Marie Beyle, sob o pseudônimo Stendhal. O livro mudou minha vida da primeira vez que o li, há pouco mais de dez anos. De lá para cá, eu li o livro mais duas vezes. Atualmente, eu estou ouvindo a leitura dessa mesma obra pela voz do professor Clóvis de Barros Filho através do programa “Lendo com o Clóvis”. Claro que essa leitura é muito melhor do que eu faria por mim mesmo, ainda que – para mim – seja a quarta vez que leio o livro. É que o professor Clóvis, além de conhecedor do francês, idioma original do livro, é muito mais sábio do que eu e pode, com maestria, extrair o mais extraordinário que Stendhal quis transmitir ao leitor com a obra que ficou conhecida como “o romance mais perfeito já escrito”. Obrigado professor Clóvis.

O mais recente programa do Papo de Segunda falou de “como é se sentir excluído de um território que dominamos por décadas?”. Em certo momento, Chico Bosco, comentou que “pessoas escrevem bons livros, assim, quando estão mais velhas”. Espero que sim, porque a ideia é escrever de forma cada vez melhor para que você, amigo leitor, tenha uma experiência também cada vez melhor com a leitura desse blog e de tudo o mais que eu indicar por aqui. Quem sabe um dia eu poderei escrever tão bem quando os colunistas do The New York Times, que a cada leitura me impressionam com a fluidez do texto.

E essa fala do Chico Bosco veio de encontro ao que eu refletia sobre Agente Oculto, o mais recente filme que eu assisti na Netflix. O Gaveta fez um vídeo em seu canal sobre o filme, com uma crítica em relação ao tom escolhido. Em certo momento ele fala da expectativa sobre o filme que é estrelado por Ryan Gosling, Chris Evans e Ana de Armas e dirigido pelos irmãos Russo, além de contar com o todo o orçamento e a estrutura de produção do maior streaming de todos. Não tinha como ser um filme ruim, mas poderia não ser um filme maravilhoso... e não é... é um filme bom.

Talvez Agente Oculto seja um filme muito bom, mas minhas expectativas estavam muito altas e então eu cheguei a conclusão de que é bom, só bom. Para que o mesmo não aconteça por aqui, vamos manter as expectativas baixas. Certo de que não sou um sábio filósofo com estudos na França assim como o professor Clóvis de Barros Filho e acreditando nas palavras de Chico Bosco de que a idade me fará um escritor cada vez melhor, manteremos as expectativas baixas, nada de comparação com os colunistas do The New York Times, não por enquanto, não no segundo ano do blog.

Espero que você, amigo leitor, alvo e razão desse blog, tenha gostado desse texto e que em algum momento uma dica dos artigos anteriores (ou dos artigos futuros) tenha sido muito especial para você. Obrigado por me acompanhar até aqui e espero que continuemos juntos. Ah, me ajude a melhorar o blog para você, isso mesmo, para você. Me escreva um e-mail ou me siga nas redes sociais. Vamos nos falando para que nos próximos anos esse blog seja, de fato, cada vez mais bem escrito. Para terminar, eu não poderia deixar de agradecer a Revista Revide pelo espaço: obrigado de coração!

 

Esse sou eu: Luís Gustavo Conde: [email protected] – Redes Sociais: @luisguconde (Instagram, Twitter e Facebook)

 

 

 

Foto de Capa: <a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/maquina-de-escrever'>Maquina de escrever foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com</a>

Foto(s) do texto: <a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/livro-aberto'>Livro aberto foto criado por jannoon028 - br.freepik.com</a>

Compartilhar: