A fraqueza da sociedade

A fraqueza da sociedade

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza (Charles Chaplin)

 

Em 29 de setembro de 1961 a série The Twilight Zone exibiu pela primeira vez um episódio chamado The Shelter. A narrativa mostra que as convenções sociais que permitem a convivência são facilmente deixadas de lado quando o instinto mais selvagem do ser humano é posto a prova: a sobrevivência. O episódio se inicia com a festa surpresa do Bill, um médico do bairro que há mais de vinte anos cuida da família de seus vizinhos. Entre sinceros elogios, os vizinhos brincam com o fato de Bill ter um abrigo subterrâneo em sua casa, que é um shelter em inglês. Todos se mostram muito amigos e felizes.

Após estabelecer a verdadeira amizade daquele grupo o roteiro segue para a trama principal, o rádio avisa sobre um ataque nuclear eminente e pede que todos se abriguem. Bill e sua família (esposa e filho) reúnem água e alguns outros itens e vão para o abrigo. Ele volta para pegar os últimos galões de água, quando o primeiro vizinho aparece com a família, implorando para se proteger no abrigo. Bill nega, diz que o abrigo foi projetado para três pessoas, em água, alimentos, espaço e ar. Então ele entra no abrigo e tranca a porta. Os outros vizinhos chegam e começam um grande tumulto na casa uns contra os outros, até que direcionam o ódio para Bill, gritando sobre como ele é egoísta e tem sangue nas mãos. O grupo decide que se eles vão morrer, Bill e a família devem morrer também e avançam contra a porta do abrigo, até que ela cede. Lá dentro, desprotegidos porque não há mais a porta, o rádio avisa que o suposto ataque foi alertado em razão de um objeto até então não identificado, mas que não representa mais perigo.

Envergonhados, os vizinhos começam a pedir desculpas entre si e também ao Bill. O primeiro vizinho diz que eles irão se unir e arcar com todos os custos para reparar os danos. É então que Bill conclui o episódio com a fala: “Gostaria de saber se algum de vocês tem a mínima ideia de quais danos estamos falando”. Assim como neste episódio, a fraqueza de nossa humanidade diante de situações extremas é um tema frequente em várias obras.

O Poço é um filme espanhol disponível na Netflix e que mostra o egoísmo e a ganância das pessoas, em uma representação extrema das desigualdades sociais. Parasita, filme vencedor do Oscar em 2019 também explora a desigualdade social de forma impactante. Diferente de O Poço, que traz uma representação alegórica da sociedade, a sensação de que o filme Parasita poderia ser uma história real potencializa o drama da narrativa.

A série The Walking Dead também trabalha muito bem o comportamento do ser humano diante do declínio da sociedade. O perigo que se inicia em forma de mortos-vivos fica em segundo plano quando os personagens principais se deparam com o egoísmo dos humanos sobreviventes. E que tal se colocar na posição de uma pessoa terrível? (espero que você não seja). Para isso, o livro Laranja Mecânica, escrito por Anthony Burgess e publicado em 1962, entrega uma narrativa de um jovem inconsequente e violento que enfrenta uma sociedade autoritária que procura reformá-lo.

Compartilhar: