Os títulos mais criativos para as sequências (sem 1, 2 e 3)

Os títulos mais criativos para as sequências (sem 1, 2 e 3)

Sugestão Google: “ordem” “sequência”

As grandes franquias têm proposto outras formas de apresentar suas sequências além das numerações (1, 2, 3, ...) em seus títulos. Harry Potter, por exemplo, traz o nome do protagonista seguido da referência a história que será contada: A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte. Embora o último título seja dividido em “Parte 1” e “Parte 2”, podemos crer que é em razão da extensão da história que finaliza a franquia (ou porque dois filmes lucram mais do que um só). Em menor escala, a mesma fórmula foi aplicada na franquia Jogos Vorazes, assim: Jogos Vorazes, Jogos Vorazes: Em Chamas, Jogos Vorazes: A Esperança (Parte 1) e Jogos Vorazes: A Esperança (O Final). Inclusive, ao digitar “Jogos Vorazes” no Google, me foi sugerido completar a pesquisa com “ordem” ou “sequência”, o que é comum para aqueles que querem conhecer essas franquias.

Ainda nas franquias do público jovem, a trilogia Divergente abriu mão, até mesmo, de um título em comum como Harry Potter e Jogos Vorazes. Para acompanhar as franquias, os títulos são: Divergente, Insurgente e Convergente. E não posso esquecer a famosa franquia Crepúsculo, que une a diversidade de títulos com o final em duas partes, ficando assim: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer (Parte 1) e Amanhecer (Parte 2). E com 16 anos de diferença entre o primeiro e o segundo filme, a sequência de Corpo Fechado recebe o título Fragmentado e a trilogia se forma com o filme Vidro.

Ainda que esses títulos destaquem a criatividade das franquias, a ausência de uma indicação da sequência acaba sendo atrativa para os fãs, mas dificulta um pouco a participação daqueles que desejam conhecer essas histórias. Na trilogia Cloverfield, por exemplo, é difícil de se identificar a ordem dos filmes, ou mesmo a existência de uma sequência. Na verdade, os filmes Cloverfield Mostro, Rua Cloverfield, 10 e Cloverfield Paradoxo não são bem uma sequência, mas sim três histórias contadas no mesmo universo e que podem ser assistidas independentemente da ordem de lançamento. Mas, acompanhar os filmes na ordem de lançamento sempre traz uma experiência mais próxima da que foi proposta pelos criadores e, ao encontrar certa dificuldade ou mesmo errando a ordem, o pretenso fá pode se frustrar. Mesmo assim, são todas franquias incríveis, que vale a pena acompanhar, só precisa de uma pesquisa no Google antes.

Compartilhar: