Para além do clichê: Trem-Bala

Para além do clichê: Trem-Bala

Quando a brincadeira é levada à sério

 

Trem-Bala parece mais um filme clichê de um superespião que executa seus trabalhos com perfeição. Ainda mais se esse personagem for interpretado por Brad Pitt, você espera que o galã interpretará um agente perfeito, tipo um James Bond mesmo, infalível. Mas não é nada disso. Quando se trabalha com o clichê existem algumas formas de evitar a mesmice: a nostalgia, a desmitologização, a reafirmação do mito, e o cômico. Esse último foi o escolhido pelo diretor David Leitch para apresentar ao público o que não só mais um filme de ação.

Se você gosta da trilogia de Kingsman, vai gostar de Trem-Bala. Aliás, se você gosta de Deadpool, vai gostar de Trem-Bala, do mesmo diretor. Da mesma forma que Kingsman extrapola o gênero de conspiração secreta e Deadpool eleva à potência cômica os filmes de super-heróis, Trem-Bala apresenta uma visão cômica e exagerada do gênero superespião secreto. O protagonista, geralmente um perfeito assassino de instinto infalível, é substituído por Ladybug, um agente desmotivado, que se considera azarado e demonstra uma constante falta de autoestima em relação ao trabalho.

Diferente dos comuns assassinos implacáveis, Ladybug lamenta que as pessoas morram em suas missões, porque ele é muito azarado. Ele não mata porque quer, o azar faz com pessoas morram ao redor dele. E se nos clichês ele seria o agente perfeito para a missão, aqui ele está substituindo outro agente que está doente. E os demais personagens são propositalmente exagerados. O grande vilão cruel, o homem bom que é chantageado a fazer algo mal, um vilão surpreendente (mas nem tanto), e tantos outros clichês levados ao extremo cômico.

O filme deixa muito claro que a brincadeira foi levada a sério, tanto que Sandra Bullock e Ryan Reynolds têm participações mais que especiais no filme. Uma personagem que me chamou muito a atenção foi Prince, interpretada por Joey King, especialmente depois de assistir ao vídeo do Gaveta sobre Psicologia das Cores no Cinema e conhecer a dissonância visual, com o exemplo específico da cor rosa. Ah, eu sugiro que você assista também um ou dois episódios do desenho Thomas e Seus Amigos, porque a piada é recorrente.

Trem-Bala parece um clichê, mas não é. Assim como o diretor David Leitch conquistou os fãs com o mais cômico do gênero de heróis, também vai conquistar os fãs de filmes de ação e espionagem. Além dos cinemas, Trem-Bala também está disponível para aluguel ou compra nas plataformas Apple TV, Google Play, Prime Video, Claro TV e Vivo Play.

 

Luís Gustavo Conde: [email protected]

Redes Sociais: @luisguconde (Instagram, Twitter e Facebook)

 

Foto de Capa: https://www.sonypictures.com.br/filmes/trem-bala

Foto(s) do texto: https://www.sonypictures.com.br/filmes/trem-bala

Compartilhar: