Podcast! Voltamos para o futuro?

Podcast! Voltamos para o futuro?

Que tal ouvir um livro ou ouvir uma série?

 

O podcast é um conteúdo de áudio que pode ser ouvido através de aplicativos específicos ou dos chamados “agregadores”, onde você encontra vários tipos mídias. É comum ouvir que o podcast é “tipo um rádio pela internet”. Sem dúvida o conteúdo se aproxima muito do que é apresentado no rádio, mas o podcast conta com um elemento muito importante nos tempos atuais: a possibilidade de ouvir o programa na hora que quiser, poder pausar e continuar como melhor convier ao ouvinte. Assim, a definição que eu mais gosto é de que o podcast é “tipo um vídeo do Youtube, mas sem imagem, apenas áudio”.

Os conteúdos que podem ser encontrados são, entre outros, entrevistas, notícias, debates, programas de rádios, com os mais diversos temas e formatos de apresentação. Um dos mais famosos podcast’s brasileiros é o Nerdcast, fundado em 2006 e atualmente com cerca de um milhão de downloads por episódio. Explicado de forma bem superficial, o Nerdcast conquistou seu público apresentando uma conversa entre amigos sobre temas da cultura pop, tão cativante que o ouvinte se sente parte da conversa e daquele grupo de amigos.

O sucesso crescente desse tipo de mídia pode ser relacionado à rotina cada vez mais acelerada das pessoas e, principalmente, dos jovens. Entre trabalho, estudo, lazer, vida social e outros afazeres, é possível ouvir seu podcast favorito. Os momentos mais comuns são no trânsito e fazendo tarefas domésticas, substituindo as músicas que eram ouvidas nesses momentos. Em uma época na qual é preciso sempre aprender, se informar, se aperfeiçoar, ouvir um podcast sobre história, ciência, política e até mesmo religião, é uma excelente maneira de aproveitar melhor o tempo de muitas tarefas do dia-a-dia.

Diariamente surgem novos conteúdos no formato de podcast, como a recente produção da Spotify Studios & Gimlet Media intitulada Sofia, que conta a história de Helena e seu novo emprego em uma empresa responsável por um programa de inteligência artificial que dá nome à série. A produção é praticamente uma radionovela, contando com Monica Iozzi no papel da protagonista, além de Cris Vianna, Otaviano Costa e Hugo Bonemer. É uma série em formato de podcast, para ouvir quando e onde quiser.

O já citado Nerdcast disponibiliza novos conteúdos todas as sextas-feiras, dia em que também podemos ouvir a opinião de mulheres fortes e decididas no Mamilos. Para um conteúdo mais “cabeça” o Braincast é publicado as quintas-feiras. Todo domingo tem sempre boas histórias no Gugacast. Conteúdos sobre livros, séries e HQ’s são publicados todas as segundas-feiras no MRG (Matando Robôs Gigantes). Se quiser encontrar conteúdo todos os dias da semana em um único lugar, o Não Ouvo tem um podcast de tema diferente pora cada dia.

A história passa, mas os fatos se repetem. Quando o aumento da velocidade da internet e a mobilidade dos smartphones fez parecer que o vídeo dominaria complemente a área do entretenimento, o podcast surge para garantir que ainda há lugar para as produções exclusivamente em áudio, que muito se sustenta pela necessidade de entretenimento e aprendizado contínuos.

Sem tempo para ler um livro ou assistir uma série? Que tal ouvir o livro ou ouvir a série? O podcast permite isso, como sempre permitiram os programas de rádio, parece que estamos voltando no tempo, mas o podcast é o futuro.

Compartilhar: