Que jogo! Hellblade: Senua's Sacrifice

Que jogo! Hellblade: Senua's Sacrifice

Um lembrete de que só porque você não pode ver a ameaça, não significa que ela não esteja aqui

 

Assim como filmes de terror propõem causar medos nos espectadores, os games focam na emoção do jogador, mas com uma grande vantagem. É que no filme, quando algo assustador acontece repentinamente (jumpscare), basta que o espectador respire fundo e se acalme. Já nos games, é preciso reagir! Então, quando o perigo se apresenta, é hora de correr ou lutar. Talvez ambas as reações sejam possíveis, então é hora de decidir. Em um bom jogo, essa experiência é marcante.

Hellblade: Senua's Sacrifice é um jogo classificado como ação e aventura, mas não se engane, o medo está muito presente. Aliás, o que esperar de um game cujo aviso inicial é: “Este jogo contém representações de psicose. Pessoas com experiência de psicoses e profissionais em psiquiatria auxiliaram nestas representações”. A razão desse anúncio, entre outras, são as “vozes na sua cabeça”. Logo no início da narrativa elas são apresentadas como “os outros” e a narradora pergunta: “Você também as ouve, né?”.

Essas vozes não são apenas um elemento sonoro para impressionar o jogador, com o tempo de jogo (e um bom entendimento do inglês), elas se mostram uma parte impressionante da experiência. Me marcou muito uma batalha em que enfrentava um único inimigo, logo no início. Ao derrotar o inimigo na minha frente, pude ouvir um sussurro, apenas no lado direito do fone de ouvido: “behind you” (atrás de você). Sem virar a câmera, apertei o botão de defesa e a personagem bloqueou um ataque de um inimigo que havia surgido atrás de mim. Mais do que parte da representação da psicose, as vozes são uma ferramenta importante, inclusive, com diálogos entre elas que indicam os próximos passos do jogador.

Além das vozes, toda a sonorização do jogo é impressionante. Também os gráficos e a jogabilidade são incríveis. E a história não poderia ser melhor! Há alguns narradores, além de diálogos e, é claro, as vozes. Tudo com textos muito profundos, calmamente entregues ao jogador em uma experiência muito imersiva. Em nenhum momento o jogador pode esquecer que aquela é uma experiência pessoal que vivenciamos junto com a protagonista. Em certo momento, a narradora nos diz: “Imaginamos o medo e pensamos em uma sombra na floresta, uma criatura na noite. Se fosse assim tão simples. O pior tipo vem sem aviso, um sinal profundo e primordial vindo de dentro. Um lembrete de que só porque você não pode ver a ameaça, não significa que ela ainda não esteja aqui”. Uau!

Hellblade: Senua's Sacrifice é um jogo eletrônico desenvolvido e publicado pelo estúdio britânico Ninja Theory e lançado em 2017 para PlayStation 4 e PC e em 2018 para o Xbox One. Os preços ficam em torno R$ 50,00 (cinquenta reais) nas promoções da PS Store e da Steam. Já na Microsoft Store pode chegar a até R$ 14,75 (quatorze reais e setenta e cinco centavos) em promoção. Vale muito a pena! Mas atenção, a classificação indicativa é de 16 anos.

E o que sabemos sobre o próximo game? Que a protagonista ganha ainda mais destaque, o que já se vê da inversão do título, que será Senua’s Saga: Hellblade II. O jogo ainda não tem data de lançamento, mas já é possível conferir o trailer (clicando aqui) e conhecer um pouco sobre a produção com o chefe de equipe da Ninja Theory (clicando aqui).

Compartilhar: