Um pouco sobre Jim Carrey

Um pouco sobre Jim Carrey

"Eu tenho o suficiente, eu fiz o suficiente, eu sou o suficiente"

 

Parece que a carreia de Jim Carrey está próxima do fim. Existem rumores sobre a continuidade do projeto de Sonic com um terceiro filme da franquia e (quem diria?) mais um filme em que ator dá vida ao detetive Ace Ventura. Mas são rumores. O que se sabe, de fato, é que ator se sente completo. Em entrevista de divulgação do filme Sonic 2 ele afirma: “Eu tenho o suficiente, eu fiz o suficiente, eu sou o suficiente”. É claro que eu ficaria feliz com mais da atuação de Jim Carrey, mas, se afastar-se das câmeras é o desejo do ator, as obras que foram deixadas, de fato, são suficientes.

Eu pensei muito para escolher três dos meus filmes favoritos do Jim Carrey. Apesar das indicações específicas, essas obras não serão apresentadas em escalas de melhor ou pior. Na verdade, apesar de tão diferentes, o carinho que eu tenho por cada um desses filmes é igual. Meus filmes favoritos são: O Máskara (1994), O Show de Truman (1998) e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004), que indicarei em ordem cronológica de lançamento, juntamente com outros filmes excelentes da carreira do Jim Carrey.

Em O Máskara, Jim Carrey dá vida ao herói(?) que dá nome ao filme. O protagonista, Stanley Ipkiss, é um homem simples, tímido e muito contido, que encontra uma mascará do deus escandinavo Loki, esse que conhecemos melhor depois dos sucessos do MCU. Ao vestir a mascará, Stanley se transforma no Máskara, com personalidade exatamente oposta: um ser expansivo, barulhento e atrevido. Além disso, o Máskara é um deus muito poderoso, que pode ter seus poderes resumidos como tudo aquilo que nos acostumamos a ver nos desenhos animados: nunca se ferir gravemente ou morrer; mover-se de forma rápida e inesperada; tirar objetivos aleatórios e imensos do bolso da calça (como uma lança mísseis, por exemplo); além de muito mais que o torna praticamente invencível.

A trama de O Máskara é simples, mas se torna grandiosa com a atuação inigualável de Jim Carrey. Choro, raiva, alegria, são alguns dos diversos sentimentos exageradamente expressados (“exageradamente” no bom sentido), seja para demonstrar a frustação de Stanley ou o poder do Máskara. A performance do ator no filme o lançou ao estrelato, não à toa. No mesmo ano em que O Máskara foi lançado (1994), também estrelaram Ace Ventura – Um Detetive diferente e Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros. Daí em diante, o ator já se consolidou como o grande Jim Carrey que acompanhamos até hoje.

No ano seguinte (1995) Jim Carrey deu vida ao vilão Charada, em Batman Eternamente. No mesmo ano foi lançado Ace Ventura 2 – Um Maluco na África. Em 1997 estrelava outro filme fantástico, que aproveita ao máximo todo o talento do ator: O Mentiroso. Então, em 1998, surge O Show de Truman – O Show da Vida. Nesse filme Jim Carrey interpreta Truman Burbank, um homem simples, gentil e sonhador, mas cuja vida é – tão somente – um reality show e ele não sabe disso. O equilíbrio entre drama e comédia é perfeito, direcionando para uma verdadeira reflexão sobre o significado da vida e a importância de viver intensamente cada acontecimento, de perseguir seus sonhos e ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros. Nos anos seguintes eu dou destaque a O Grinch (2000), Todo Poderoso (2003) e Desventuras em Série, lançado em 2004, mesmo ano de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Certifique-se de ter tido um dia bom antes de assistir Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. O talento de Jim Carrey não se limita a transmitir só alegria, mas sentimentos em geral. Há essa característica em O Máskara e O Show de Truman – O Show da Vida, por isso são meus filmes favoritos, acompanhados de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, no qual a melancolia, o remorso e falta de esperança são transmitidos pelo ator com maestria. A trama é um pouco complexa, mais pela edição das cenas do que pelo roteiro em si (se eu for mais específico será um grande spoiler). Se você acha que Jim Carrey é um excelente comediante, assista Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e você verá que é um ator incrível, em todos os gêneros.

Cronologicamente, encerro em Sonic e Sonic 2, nos quais Jim Carrey interpreta o famoso vilão Robotnik (Dr. Eggman). Se essas serão as últimas obras do ator, a carreira se encerra com filmes divertidos. Para quem é fã do porco-espinho azul é mais divertido ainda. Se você não conhece nenhum desses filmes, a dica é assisti-los o quanto antes, sem chances de se arrepender. O Máskara e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças você pode assistir na Netflix e O Show de Truman – O Show da Vida na Amazon Prime Vídeo. Vale muito a pena assistir todos!

Compartilhar: