Uma lição para todos os Natais

Uma lição para todos os Natais

Tanta gente se esqueceu que o amor só traz o bem

 

Todos estão surdos é uma música de Erasmo Carlos e Roberto Carlos que nos lembra daquilo que devemos sempre lembrar: que a paz e o amor são importantes. Mas a música traz uma reflexão ainda mais profunda, que essa lição já foi ensinada e muito gente não ouviu, que é preciso dizer de novo que o amor é importante e que “tanta gente se esqueceu que a verdade não mudou”. Em uma época em que o racismo e a homofobia ainda são evidentes na sociedade, em que questões políticas tem afastado familiares, em que ódio é disseminado através das redes sociais, o ano de 2020 trouxe uma pandemia mundial, colocando-nos em uma situação de quarentena sem precedentes. Pois é, não foi um ano fácil. Mas antes disso a música já destacava que “tanta gente se esqueceu que o amor só traz o bem, que a covardia é surda e só ouve o que convém”. Parece que essa letra foi escrita para o ano de 2020.

Outra lição que não é nova, mas sempre precisa ser lembrada, é aquela de A Christmas Carol, comumente traduzido como Um Conto de Natal, livro de Charles Dickens, autor particularmente especial. O conto é lembrado não tanto pelo título, mas pela estrutura dos fantasmas dos natais passados, tão reproduzida em séries, filmes e desenhos animado. Até mesmo Tio Patinhas e o senhor Burns já foram assombrados por esses espíritos natalinos.

No conto original, o protagonista é Ebenezer Scrooge, um homem avarento que abomina a época natalícia. Na noite da véspera de Natal, ele recebe a visita de três espíritos, do Natal Passado, que mostra a Scrooge como ele era feliz na infância e adorava o Natal; do Natal Presente, que compara a rica e triste celebração do Natal de Scrooge com o de uma família pobre, mas feliz, alertando-o sobre a ignorância e miséria; e do Natal Futuro, que aponta a solidão que é consequência das atitudes atuais do protagonista. Essas visões mudam completamente Scrooge, que acorda como um homem bom e generoso, entusiasmado com a celebração do Natal.

Embora as lições da música e do conto pareçam óbvias, ainda hoje, é preciso que sejam lembradas e a Netflix fez isso com Tudo Bem No Natal Que Vem, estrelado por Leandro Hassum. A sinopse da plataforma descreve o filme assim: “Um pai de família fica preso num loop temporal do dia 24 de dezembro – logo ele, que odeia o Natal. Agora, esse homem rabugento vai aprender o que realmente importa”. O filme renova as lições de Um Conto de Natal, com a diferença de que o protagonista do filme é assombrado por ele mesmo, que se torna uma pessoa completamente diferente durante todo o ano, tomando consciência de si apenas na véspera de Natal. A narrativa é tão divertida quanto emocionante e a lição é bem clara, não seja avarento.

Seja com a música, a leitura ou o filme, que bom seria se um dia a lição de amor e generosidade seja apenas ensinada as crianças, porque os adultos se lembrarão bem dela. Mas, por enquanto, é preciso lembrar a todos, o valor da família e dos amigos, em geral, a importância do outro. Façamos então o mesmo pedido da música: “meu Amigo volte logo, vem olhar pelo meu povo. O amor é importante, vem dizer tudo de novo”. Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Compartilhar: