Vamos começar a ler?

Vamos começar a ler?

A hábito da leitura encontra companhia na paixão

 

Não é preciso relembrar a importância da leitura. Além de ser um excelente instrumento para adquirir conhecimento, o livro também é professor, instrutor, companheiro e, até mesmo, um verdadeiro amigo. Para quem tem o hábito de ler, pouca coisa se compara a sensação de um encontrar em um bom livro uma aventura incrível, um universo fantástico, um romance cativante ou uma lição inspiradora. Mas, se você não tem o hábito de ler, confira essas dicas especiais para despertar o hábito da leitura.

Fahrenheit 451 é sempre minha primeira indicação para quem deseja despertar em si mesmo a paixão pela leitura. Isso porque é um livro de ficção que se passa em um mundo no qual os livros foram banidos cinquenta anos atrás. Embora tenha sido lançado em 1953, a narrativa traz críticas sociais muito atuais, principalmente em relação a alienação das pessoas, que se voltaram exclusivamente para mídias influenciadoras que impõem opiniões ao invés de motivá-las. Além de ser uma história dinâmica e fascinante, Fahrenheit 451 trata diretamente da importância dos livros e pode ser a porta de entrada para seu hábito de leitura.

Outra dica é O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias, que por ser uma reunião de cinco livros em um único volume, oferece muito a se conhecer e aprofundar em uma aventura fantástica. A história é uma ficção científica que narra, com muito humor, as alucinantes viagens pelo tempo e espaço de um terráqueo após a destruição da Terra. Por ser extenso, mas dividido em cinco livros, ele permite que você desfrute de uma leitura surpreendente por um bom tempo, mas com a oportunidade de parar um pouco à cada final de livro, permitindo adaptar a leitura a sua rotina.

E para quem está focado em crescimento profissional e em um momento da vida no qual o trabalho é a maior prioridade, os livros também são grandes aliados. Meu amigo e barbeiro Caio Tristan dá várias dicas de leitura em seu Instragram (@tristan_caio) e vai me ajudar neste artigo com a indicação de títulos para os empreendedores de plantão.

Comece Algo Que Faça A Diferença é um livro de Blake Mycoskie, fundador da revolucionária empresa Toms Shoes e criador do modelo de negócios One for One, sistema que doa um par de sapatos a uma criança necessitada para cada par de calçados vendidos. Neste livro de leitura fácil e prazerosa, Blake conta a história da Toms, uma das empresas de calçados que mais cresce no mundo e partilha ensinamentos para criar ou transformar sua vida ou sua empresa, desde descobrir o cerne de sua história até ser engenhoso sem recursos; de superar seus medos e dúvidas, a incorporar o ato de doar em todos os aspectos da sua vida. Não importa qual tipo de mudança você está pensando em fazer, este livro dará as histórias, ideias e dicas práticas que lhe ajudarão a começar.

Aos apreciadores do assunto empreendedorismo, o livro A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill, é uma espécie de manual com 16 lições práticas para alcançar o sucesso. O autor era um jovem repórter de 25 anos quando foi convidado e financiado pelo homem mais rico do mundo em 1908, Andrew Carnegie (o magnata do aço), para investigar a existência do “gene” do sucesso. Ele topou imediatamente o desafio e passou duas décadas entrevistando homens de sucesso e investigando suas carreiras a fim de detectar o que havia de especial neles. Ouviu mais de 16 mil pessoas, entre elas os 500 milionários mais importantes da época. Pesquisou a vida de grandes inventores e pioneiros, como Thomas Alva Edison, Alexander Graham Bell, Henry Ford, Theodore Roosevelt, John Davison Rockefeller. Com clareza e simplicidade, Napoleon Hill construiu uma obra que fala diretamente aos anseios e preocupações do homem moderno, um livro de leitura um pouco mais pesada (por se tratar de um livro de pouco mais de 600 páginas) e que nos confronta em certos momentos, mais que vale muito a leitura pois nos traz visão e inspiração para empreender.

Então, para você que deseja desenvolver o hábito da leitura, seja para entretenimento ou para empreender, essas dicas irão lhe ajudar a começar com boas escolhas e, daí em diante, aproveitar ao máximo os inúmeros títulos literários para todos os tipos de leitores.

Compartilhar: