Você sabe o que é dorama ou k-drama? E a diferença entre eles?

Você sabe o que é dorama ou k-drama? E a diferença entre eles?

Os doramas possuem várias temáticas e gêneros

 

Embora muitas pessoas confundam, os doramas são produções realizadas pela televisão japonesa e, no Japão, a pronúncia da palavra "drama" soa como "dorama", por isso faz jus o nome. No entanto, como foi o termo "dorama" que se popularizou pelo mundo, é bem comum que as pessoas se refiram assim à várias produções que não são japonesas. Você também pode ver os termos "dorama coreano" ou "dorama chinês" sendo usados. Os meus favoritos são os dramas sul-coreanos, que podem ser chamados carinhosamente de k-dramas.

Como qualquer série, os doramas possuem várias temáticas e gêneros, como romance, ação, política, médicos, entre outros. As produções são bem parecidas com as séries que costumamos assistir, mas os episódios costumam ser bem mais longos do que os 40 minutos das séries ocidentais e as temporadas têm entre 10 e 20 episódios.

O problema de se apaixonar por um dorama ou k-drama e querer assistir várias temporadas, é que isso provavelmente não irá acontecer. Quase nunca as histórias possuem continuação (com exceção de "Love Alarm", k-drama da Netflix), pois geralmente são histórias com um roteiro bem fechadinho.

Por isso, vim te indicar uma listinha com os 5 (cinco) melhores doramas coreanos que já assisti, nos mais variados gêneros.

 

Crash Landing on You (Pousando no Amor)

Conta a história de Yoon Se-ri (Son Ye-jin), uma sul-coreana, e Ri Jeong-hyuk (Hyun Bin), um membro da elite norte-coreana e capitão da força policial especial da Coreia do Norte. Um dia, enquanto Yoon Se-ri faz um curto passeio de parapente em Seul, na Coreia do Sul, um tornado repentino a atinge, lhe derrubando. Ela acorda e descobre que seu parapente bateu em uma árvore em uma floresta na zona desmilitarizada do lado da Coreia do Norte (uma área proibida para sul-coreanos). Lá então conhece Ri Jeong-hyeok, que acaba abrigando Yoon Se-ri e passa a desenvolver planos para ajudá-la secretamente a retornar à Coreia do Sul. No entanto, com o tempo eles se apaixonam, apesar da divisão e disputa entre seus respectivos países.

 

Descendants of the Sun (Descedentes do Sol)

Yoo Shi Jin (Joong-ki Song) é o capitão das forças especiais coreana. Ele conhece a médica Kang Mo Yeon (Hye-kyo Song) quando Yoo e seu colega de trabalho acabam machucando um bandido. O capitão e a doutora logo se apaixonam, mas manter essa relação e lidar com seus respectivos trabalhos não é uma tarefa fácil. O casal acaba terminando o namoro, mas, oito meses depois, o destino reúne os dois novamente.

 

Vincenzo

Vincenzo conta a história de Vincenzo Cassano (Joong-ki Song), um advogado coreano que mora na Itália desde os oito anos, após ter sido adotado. Ele agora trabalha para uma família de mafiosos italianos, que vive sempre em pé de guerra com outras facções. De volta à Coreia do Sul, Vincenzo acaba travando uma perigosa batalha contra um cartel local que não pode ser punido nem mesmo pela lei. Mas isso não atrapalha os planos de Vincenzo, que vai contar com a ajuda da implacável advogada Hong Cha-young (Jeon Yeo-bin). Vincenzo e Hong acabam se apaixonando e, juntos, não vão medir esforços para derrotar seus inimigos e fazer justiça com as próprias mãos.

 

Designated Survivor: 60 Days (O Sobrevivente Designado Coréia)

Park Mu-jin (Ji Jin-hee) é o Ministro do Meio Ambiente que tem pouca ambição como político. Um dia, ocorre uma explosão durante uma reunião oficial no prédio da Assembleia Nacional, matando muitos dos oficiais de alto escalão presentes, incluindo o Presidente. Como Park Mu-jin é o oficial do governo mais alto deixado vivo, ele se torna o presidente interino relutante por sessenta dias. Enquanto persegue as pessoas responsáveis pela explosão, ele cresce como líder nacional. É mil vezes melhor que a versão americana. Vale a pena assistir!

 

Vagabond (Retaliação)

Cha Dal Gun (Lee Seung Gi) torna-se alvo fácil quando tenta descobrir a verdadeira causa da queda do avião que matou seu sobrinho. Ele é quem cuida do sobrinho desde o falecimento de seus pais. Intrigado como a causa do acidente foi coberta, ele inicia uma busca que pode ser perigosa. Go Hae Ri (Bae Suzy) é agente novata no NIS (Serviço Nacional de Inteligência) e está envolvida no caso da queda do avião.

 

Agora você deve estar se perguntando, onde assistir doramas e k-dramas? Dentre as plataformas de streaming mais conhecidas, a Netflix é a que possui várias opções de doramas e k-dramas, mas há um aplicativo chamado Viki que também é muito bom.

Escolha um dorama ou k-drama, assista e depois me conte se gostou, combinado?

Até mais.

 

Texto escrito por minha amiga Olivia de Souza Pereira Gomes. Olivia é advogada, apaixonada por música, tecnologia e dorameira nas horas vagas. Instagram: @advoliviagomes

Compartilhar: