DTM e toxina botulínica

DTM e toxina botulínica

              A desordem da articulação temporomandibular (DTM) abrange um grupo de problemas clínicos de etiologia multifatorial que afeta a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios e as estruturas associadas. Representa um importante problema de saúde por atingir uma grande parcela da população mundial.

            A dor é o sintoma mais comum desta desordem, sendo a DTM considerada a maior causa de dor não dental na região orofacial. Há evidências de que a dor proveniente de DTM tenha impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos, comprometendo a qualidade do sono, a alimentação e também as atividades escolares e o desempenho no trabalho. Para os portadores de DTM, atividades diárias como comer, falar, bocejar e rir podem se tornar dolorosas.

            O tratamento da DTM pode envolver diversos profissionais da saúde e depende de um correto diagnóstico. Este diagnóstico é complexo, pois depende da avaliação de fatores físicos e psicológicos e deve ser realizado por um profissional capacitado.

            A injeção intramuscular de toxina botulínica como opção para o tratamento da dor proveniente de DTM tem chamado atenção e apresentado resultados encorajadores. No tratamento de dores orofaciais, a toxina é injetada em músculos faciais e mastigatórios que podem estar associados à DTM. A toxina botulínica causa relaxamento muscular, reduz a força de mordida e consequentemente alivia a dor de origem muscular.

            Contudo, a toxina botulínica pode não ser a melhor opção de tratamento dependendo da causa da desordem e, em alguns casos, ela deve ser associada a outras opções terapêuticas, tais como a utilização de placas miorrelaxantes, ajustes oclusais e fisioterapias.

            Sendo assim, se você sente dores de cabeça constantemente, sente dor ou escuta estalidos quando abre a boca, procure um profissional capacitado para realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso!

 

Compartilhar: