Prótese bucomaxilofacial - uma face desconhecida da Odontologia

Prótese bucomaxilofacial - uma face desconhecida da Odontologia

            Você sabia que o profissional responsável pela confecção de próteses faciais, tais como próteses oculares e de nariz, é o cirurgião dentista? Se sua resposta foi negativa, não se preocupe! Boa parte da população desconhece esta face da Odontologia.

            Conhecida como Prótese Bucomaxilofacial (PBMF) esta é área da Odontologia responsável pela reabilitação protética de perdas e/ou malformações faciais, intra e extra orais ocasionadas por trauma, patologias ou distúrbios de desenvolvimento.

            Em alguns casos, esta reabilitação é exclusivamente estética, por exemplo: com as próteses oculares a visão não é restabelecida; Mas em outros casos, além da melhora estética há também a melhora da função: é o que ocorre com próteses que “tampam” a comunicação entre boca e nariz e proporcionam uma importante melhora na alimentação e fala.

             Seja de caráter exclusivamente estético ou estético e funcional, você consegue imaginar o impacto deste tipo de reabilitação na vida de quem precisa?

 

Esta semana o programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, abordou de maneira leve o tema. O programa recebeu uma portadora de prótese ocular que relatou como se sentiu quando recebeu sua prótese.

Compartilhar: