21 de Junho, dia do aniversário de Machado de Assis

21 de Junho, dia do aniversário de Machado de Assis

MACHADO ENORME

Em 21 de junho de 1839, nasce no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, o gênio Joaquim Maria Machado de Assis. Filho de um pintor de paredes e uma lavadeira.
Negro, gago, epilético, casado com uma mulher branca (Carolina), sem ter a devida "instrução", pois gente da sua "laia" não frequentava escolas, tinha tudo para dar errado neste país, cujo "preconceito é velado", afinal somos "racistas", mas "cordiais", e não deu, ao contrário, elevou a literatura a patamares jamais imaginados. Deu ao português do Brasil status de língua culta.
Foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras é o melhor e maior escritor de seu tempo (daqui e de além mar) e um dos maiores da literatura universal.
A bela Capitu, com seus olhos de cigana dissimulada e olhos de ressaca, dá vida a uma das obras mais importantes e instigantes da literatura: Dom Casmurro. 
É o autor da sutilidade, das frases de duplo sentido, das personagens ambíguas, da ironia, do sarcasmo. Induzia o leitor a seguir os passos do narrador através das interlocuções e digressões, ou seja, brincava de jogar o leitor numa montanha russa, em que dissecava cada um dos seus valores.
Foi acusado de não ter defendido a Abolição da Escravatura e nem discutido o que era relevante para colocar a sociedade de joelhos frente às questões que envolviam o preconceito contra os negros. Será? O escritor tem a obrigação de defender causas sociais nas suas obras ou buscar a se imiscuir na alma dos personagens e consequentemente de suas atitudes? Tomemos o depoimento do negro Prudêncio, em Memórias Póstumas de Brás Cubas e veremos que a coisa não é bem assim. 
Uma professora, na faculdade, me obrigou a obra desse autor para fazer um trabalho de conclusão de curso. Morreu sem saber o bem que me fez. Evoé, Machado.

Compartilhar: