A ARTE DE PROFESSORAR

A ARTE DE PROFESSORAR

PROFESSORAR É VERBO DE AÇÃO

 

TRANSITIVO DIRETO:

 

Eu professoro/

tu professoras/

ele professora/

nós professoramos/

vós professorais /

eles professoram

 

O indiferente não sabe, que não sabe, porém resolveu professorar. Acusou os professores de enganar e vagabundear. Vagabundear é verbo sinônimo de andar, andarilhar, andejar, circunvagar, doidejar, flutuar, fritar, girar, larear, passear, vadiar, zanzar...

O Sinistro, que por dever de ofício, deveria defender os professores, preferiu se deixar manejar ao se pronunciar. Acusou os professores de passarinhar, borboletear, mesmo que enganholados, enjaulados, emoldurados por uma tela de computador. Ironicamente, computa a dor. Professor, seja quem for, aprende a aprender, a conversar, a debater, a transformar, a trocar, a se desdobrar.

Até o sinistro destrambelhado, mal alfabetizado, pintou os professores de vermelho, de verde-amarelo, apelidou-os de esquerdopatas, psicopatas. Professor é professor, aprendeu a conviver com a dor, as ideologias e o torpor, a vivenciar a convicção, o fanatismo e a posição.

Professores não são escultores de cabeças, ensinam a colocar ideias, onde sequer ideias há. Ensinam a raciocinar. Os odiosos e odiados do gabinete sabem que rotular é a melhor maneira de se esconder para desmoralizar.

Aos odiosos e odiados, falta capacidade, idoneidade, noção de realidade para pensar. Um país sem ciência convive com a incompetência, a dependência, a indecência, a inconsequência, a cupidez. Têm que mentir, para se escravizar, perpetuar-se no poder

Em um dia de comemorações, há muito a homenagear e também a sanear. Professores perderam o emprego em meio à pandemia, abriram mão dos direitos que já não tinham. E o Estado, esbravejando, matou de vez, a educação que pouco existia, pouco paria.

PROFESSORAR É SINÔNIMO DE

Pensar

Raciocinar

Transformar

Refletir

 

MAS TAMBÉM DE

 

Desafiar

Ensinar

Lutar

 

NÃO É:

Pura e simplesmente aceitar sem contestar

 

 

Compartilhar: