BRASIL. LEITOR? A LISTA DOS 10 LIVROS MAIS LIDOS

BRASIL. LEITOR? A LISTA DOS 10 LIVROS MAIS LIDOS

 

Abaixo, a lista dos livros mais vendidos no Brasil, neste ano:

 

1

Jardim secreto

Johanna Beresford:

696.863

2

Floresta encantada

Johanna Beresford

468.753

3

Philia

Padre Marcelo

375.747

4

Nada a perder 3

Edir Macedo

316.465

5

Ansiedade – como enfrentar o mal do século

   Augusto Cury

143.291

6

O Pequeno Príncipe

Antoine de Saint-Exupiéry

111.880

7

Eu fico Loko

Christian Figueiredo de Caldas

102.018

8

Não se apega não

Isabela Freitas:

100.705

9

Se eu ficar

Gayle Forman:

99.693

10

A herdeira

Keyra Grass

88.624

Disponível em:

https://www.publishnews.com.br/ranking/anual

As feiras de Livros, no Brasil, são um grande negócio para as editoras. Passear por elas é uma grande diversão. Autores têm a oportunidade de se metamorfosearem em seres humanos. Mostrarem aos seus leitores, que não são ETs escondidos dentro de uma capa(?). O mais interessante é o grande número de leitores de livros (?) expostos na internet, a nova fronteira. Os capítulos mal passam de um fracasso e as histórias não passam de confissões sobre “experiências” pessoais. Se os fãs nunca os encararam, ao vivo, e, em cores, têm a oportunidade de gritar, gritar e criar, tornando-os POP STAR. Não sei o porquê de essa atitude me lembrar da gritaria em torno de um tal cantor (?), chamado Justin Bieber,

Engraçado: O primeiro e o segundo livros (?) da lista são de Johanna Beresford, que não é propriamente uma escritora. Ela não os criou para serem lidos, mas, sim, coloridos. Para crianças? Não. Para adultos? Sim. Objetivo primordial: aliviar o estresse dos adultos. Empurrá-los de volta à infância, que não tiveram. Quer dizer que um Machado de Assis, um Gabriel Garcia Marques, um Luís Fernando Veríssimo, um Mia Couto, por exemplo, não são capazes de diverti-los?

O terceiros e quarto, com forte apelo religioso, são vendidos para um público cativo. Se incluirmos o quinto, observaremos o grande investimento na tal da autoajuda. Somente, em sexto lugar, aparece um livro: a obra prima de Antoine de Saint-Exupiéry, para meu espanto. Aquele amplamente citado pelas candidatas a miss alguma coisa nos concursos. Do sétimo ao décimo, últimos não consigo definir a linha de raciocínio (?).

A lista é o retrato do Brasil. Talvez espelhe uma das maiores ironias nacionais: pessoas e mais pessoas fazem passeatas e mais passeatas, carregam cartazes e mais cartazes, gritam palavras de ordem em favor de uma revolução educacional, mas se “esquecem” de frequentar as aulas e ler mais de um parágrafo. Vou terminar. Esse texto já passou da conta.

Compartilhar: