COMENTÁRIOS SOBRE A FUVEST

COMENTÁRIOS SOBRE A FUVEST

(prova X)

                A prova de português e humanidades da FUVEST foi uma prova bem equilibrada, compensando textos longos com alternativas curtas. A cultura geral pesou bastante. O decoreba não ajudou muito, porque questões interdisciplinares não são para iniciantes.

Nas questões interdisciplinares a literatura, alicerçou a sociologia (questão 7) sobre o poema “Família” de Drummond, sabidamente escravista, traz opções sobre o escravismo. Na questão 31, a filosofia de Santo Agostinho e a obra “Angústia” de Graciliano Ramos interagem (tempo físico e tempo psicológico) se integram, afinal Luís da Cunha conta o passado à luz do presente, contudo começa a escrever um mês após acordar da sua “doença”. Conhecer a obra é muito importante.

Poema “O quinto império” (in “Mensagem”) de Fernando Pessoa é uma provocação. É importante conhecer a história de Portugal, afinal D. Sebastião prometeu aos portugueses que faria do reino o “Quinto Império” da história. No entanto, uma série de problemas ocorrem: D. Sebastião morre em 1578 em Alcácer-Quibir (Marrocos). Começa o culto do Sebastianismo (místico), pela volta do rei. Portugal cai sob domínio espanhol. Há a união das coroas ibéricas. Portugal se torna colônia da Espanha.

Na questão 32, a “felicidade” da promessa e a realidade dos fatos, exige conhecimento de outros poemas de outras fases da obra, esse poema é apenas um ponto de partida. A questão 33 vai mais longe, faz uma reinterpretação do tempo histórico. Esse Fernando Pessoa manda uma “Mensagem” ora idealista, ora realista para prevenir os portugueses que têm que se orgulhar da pátria.

Compartilhar: