A REDAÇÃO FRANKENSTEIN NO VESTIBULAR

A REDAÇÃO FRANKENSTEIN NO VESTIBULAR

O consórcio responsável pela elaboração e correção das provas do ENEM mudou, agora serão a FGV, a CESGRANRIO e a VUNESP. O próprio perfil da prova mudará obviamente e os critérios para a correção das redações também. A professora Maria Inês Fini já sinalizou que pretende fazer esse exame voltar às suas origens, ou seja, ser apenas um instrumento para aferir a quantas anda o Ensino Médio no país e deixar de ser a porta de entrada para o ingresso do aluno em uma universidade pública. Como será feito, ainda não foi divulgado. Aguardemos os próximos capítulos.

Algumas coisas já começam a mudar. Não haverá mais divulgação do ranking das escolas. É necessário acabar com as chamadas escolas “Frankenstein”, aquelas que possuem dois CNPJ no mesmo endereço. Essa foi a forma encontrada por muitas escolas para burlar a vigilância do MEC: um CNPJ serve para identificar a escola que forma uma turma especial para aparecer em primeiro lugar, quando da divulgação das notas do exame; a outra serve para o “dia-a-dia”. Um CNPJ aparece em 1º lugar; o outro em 568º, por exemplo. Para que isso? Lógico, a propaganda é a alma do negócio ou será que o negócio é a alma da propaganda?

Em várias regiões do país, os veículos de comunicação denunciaram a fraude. Na região, que compreende Franca e Ribeirão Preto, o fato já foi amplamente denunciado, investigado e noticiado. Com a prova de redação, acontece algo semelhante.

O Brasil é um país sui generis. Fabricou a melancia Frankenstein (geneticamente modificada), a banana Frankenstein, o abacate Frankenstein, a soja Frankenstein e, por incrível que pareça, a escola Frankenstein. E não parou por aí, criou a REDAÇÃO FRANKENSTEIN para “facilitar” a vida dos candidatos. O fato também foi amplamente noticiado, depois que uma professora fez sucesso na web, pregando filipetas na lousa, com o início, o meio e o fim do texto para que os alunos copiassem.

De repente, o céu se abriu e alunos que nunca leram um livro, um jornal, uma revista, um blog estavam aptos a escrever o melhor texto de suas vidas. Os pais, não acostumados ao vestibular, “acham lindo” ver o filho escrevendo como nunca. As escolas envolvidas no processo não acham graça nenhuma, ao contrário, apontam a desonestidade.

Em entrevista, a professora Maria Inês Fini prometeu tomar providências cabais contra esse tipo de prática. Muitas faculdades já o fazem. Vestibulandos que, sem saber do risco, entregaram-se a esse tipo de prática, já começam a ter “medo”. Como será feito, o MEC ainda não divulgou, no entanto cruzar informações não é nada complicado, depois que os “esqueminhas” já foram divulgados.

                O imediatismo é a marca do nosso tempo, mas a mania de querer levar vantagem em tudo é o mal brasileiro. Muitas coisas neste Brasil varonil podem ser legais, mas não são morais. E o que isso significa? Significa que é possível passar por cima de tudo, desde que a culpa seja jogada no colo do outro e “eu” finjo que nada tenho a ver com isso.

Trata-se de um “método” que não exige quase nenhum esforço profissional dos professores. Será que quem se aproveita do momento de fragilidade emocional não se preocupa com o investimento que a família faz e o aluno faz em si mesmo? É um engodo e ameaça à formação dos futuros profissionais, profissionais em busca do mais fácil (o vestibular mais fácil).Contudo, a faculdade mais fácil, daqui a cinco, seis anos, tornará a vida “nada fácil”.

Assim que alguns textos plagiados caíram nas redes sociais, alunos prejudicados por essa prática espúria identificaram a fraude.

O subdesenvolvimento do Brasil começa nas questões que envolvem raciocínio e ética. Numa competição acirrada, como é a do vestibular, fica mais fácil dar um “jeitinho” do que se preparar de verdade. Como exigir acabar com a corrupção, abraçando a corrupção?

O aluno desesperado que busca esse “método” só olha para frente e lá vê os amigos que passaram supostamente por causa dele, não se preocupam em olhar os que foram reprovados justamente por causa dele.

 

Compartilhar: