CUIDADO COM O SHOW ENEM

CUIDADO COM O SHOW ENEM

O ENEM não é mais uma avaliação de a quantas anda o ensino médio do país. Nem é preciso avaliar. Basta olhar para os lados, para frente... 

O ENEM é o maior vestibular do país que engana os trouxas: com uma única matrícula, você, de classe social baixa, pode se iludir de que disputará, em igualdade de condições, uma vaga, em uma universidade pública com um ricaço. É só ler o histórico SÓCIO-ECONÔMICO dos últimos cinco anos e verá que você parece um daqueles apostadores da mega-sena acumulada. Detesto ser repetitivo.

Mas, já que você entrou "nessa roubada", vamos sair dela o mais dignimamente possível: vamos brigar até o fim. Como? Deixando os loucos e os medrosos, os ansiosos se matarem. Virarem noites estudando, lendo a mesma página dez vezes para comprrenderem o significado de uma frase, assistirem a trezentas aulas extras e "malucos" que assistem aula antes da aula de domingo. Vamos agir com inteligência: não vamos entrar nessa "pilha". STOP.

Independente de qualquer coisa, cada um sabe de si, faz o que quer da própria vida, não tenho nada com isso. Mas, minha consciência de educador me leva a prevenir: CUIDADO! PECAR PELO EXCESSO É TÃO RUIM, QUANTO PECAR PELA FALTA.O Brasil é um país "sui generis". O que era para ser avaliação, virou vestibular e o que era para ser vestibular, virou show. O SHOW virou um show de horrores. O ENEM ressucitou algumas das piores práticas das escolas e dos cursinhos de 20 anos atrás. Uma delas é apostar na QUIROMANCIA, isto é, no professor cartomante que, na véspera da prova, jura que aquele assunto cairá. E você acredita. Chega a casa, abre uma apostila e vai estudar. E se não cair? E se você não souber do que se trata? Perda de tempo. Tempo não é um jogo onde é possível recuperar o que perdeu.

De hoje, dia de finados, até sábado, dia da prova (5/10), dependendendo do estado (se há estudantes ocupando escolas ou não, se a polícia vai retrirá-los à força ou não) acontecerá de tudo: fórmula mágica para fazer redação, mesmo se você não souber escrever (parece uma daquelas receitas de emagrecimento: COMO PERDER 30 QUILOS EM DOIS DIAS), bênção da caneta, aula show, peregrinação até o local da prova, professor vidente, aula em estádios de futebol, redes sociais entupidas de depoimentos de alunos que passaram, de quiromantes, de astrólogos, educadores físicos, filósofos, sociólogos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, pais de santo...

CUIDADO! Cada um professa a fé que quiser, segue quem quiser. Não estou aqui para dar receitas, mas para passar a experiência de um educador que começou a dar aula com 18 anos e hoje tem 57. Não estou dizendo que algum deles está certo ou errado ao distribuir sua fórmula exclusiva. Pergunto-me: Por que não o fez antes? Por que, como todo aetista, esperava a hora do show? Só quero prevenir que a internet é um território fértil para todo tipo de informação ou desinformação, portanto o grande segredo está na palavra SELECIONAR.

Você, com todo direito, pode se perguntar se eu não sou também um charlatão ao escrever esse texto (tenho mais de 100 artigos publicados sobre o ENEM em diversos veículos de comunicação, o que também não quer dizer muita coisa para provar nada) e porque, ao invés de ficar enchendo o seu seco com esse blá! blá! blá, não "chuto" logo o que eu acho que vai cair?

Eu, caro leitor desesperado, digo que não adianta, mesmo que eu quisesse: primeiro, não tenho bola de cristal; segundo, se eu "chutar" qualquer tema, não dará tempo para você ler sobre ele e fazer uma redação consciente e, ainda mais, pedir alguém para corrigir. Muita gente, olhando para a sua cara desesperada, vai lhe dar uma boa nota para não ferir o seu lado psicológico. Não é charlatanismo, é ser humano nesta hora.

Passa no vestibular aquele que melhor se adapta (lembra do Darwin?) às suas regras. Não passa nem o mais forte, nem o mais inteligente, até porque inteligência é algo muito relativo. Quer uma comprovação científica, ao invés de um chute? Quem não dorme, não descansa; quem não dorme e não descansa, não aprende. Se na hora da prova, você não lembrar nem o seu nome, lembre-se desse texto.Portanto, largue essa apostila e vá dormir.

 

Compartilhar: