DEMOCRATURAS DE CUECAS

DEMOCRATURAS DE CUECAS

Meu caro, Pepe Mujica:

Na história política do cone sul, você é um personagem sem igual. Para começar, não se refestelou nas mordomias do pudê, nem foi morar num palácio luxuoso, nem se corrompeu porque aprendeu a usar ternos Armani. Foi o primeiro presidente a governar sem governar. Não "despachou" atrás de uma mesa, assinando papéis com caneta Montblanc, para enriquecer as empreiteiras e bancos que financiaram a sua campanha eleitoral e financiarão a sua reeleição. Não se assentou no colo dos correligionários, para conchavar, apesar das dificuldades, que eles lhe impuseram, ao criarem dificuldades porque precisam vender facilidades. "Posarem de salvadores". Não é a política que não muda, José, são os políticos que insistem em não mudar. Você sabe disso, como ninguém.

José, por que diabos você foi morar numa fazenda? Sua. Andar de fusquinha? Seu. Não enriqueceu. Assim, você dá um mau exemplo danado para os políticos "bolivarianos" desse tal cone sul dados a receber de "presente" carrões importados. Eles não sabem dos buracos da estrada, porque só andam de avião. Não sabem da bagunça e sujeira dos aeroportos, porque têm as mordomias das entradas exclusivas, dos jatos particulares. Pena, José, você entregou o Uruguai a Vasques. Mais um "bolivariano", agarrado a esse monstrengo, chamado pudê, pelo pudê.

Pepe. Você é pobre mesmo? Dizem que isso é puro Populismo. Populismo? Que seja. É um populismo bem menos maléfico do que aquele do qual somos vítimas no Brasil, afinal aqui há um partido populista que fez e faz mal a muita gente. Não legalizou a maconha, como você fez, no entanto legalizou uma droga muito mais nociva para a população: a droga da corrupção deslavada. Esse partido partido gritou, berrou, jurou que não roubaria. Nós, trouxas de plantão, acreditamos, e bem! bem... deu no que deu, ou melhor, no que está dando e ainda vai dar. As Olimpíadas vêm aí, em 2016. Espere e verá o caos posterior aos jogos, maior que esse posterior à Copa do mundo dos fifaldinos.

A pior coisa que um governante pode fazer é tentar governar, Pepe. Todas as vezes que um político bateu no peito, "Represento o governo da mudança", pode acreditar: no próximo pleito, "representará o governo da mudança da mudança", isto é, fará oposição a si mesmo. Pior ainda, vencerá as eleições. Político tem cara de pau. Eleitor tem cara de palhaço. Os dois dançam no baile de máscaras da propaganda eleitoral. Você não escondeu quem era. Nunca deixou de atender aos jornalistas, que o procuraram, afinal não precisavá explicar como os "companheiros mensaleiros" compraram um caminhão de deputados, como se compram bananas.

Finalmente, Pepe José Mujica. Como você pode sair aplaudido pelas ao entregar o cargo? Elas não queriam o seu adeus. E você entregou o cargo. Não se dependurou na teta do erário, com o desespero de quem perde a mãe. Como pode? Olha, se conselho serve para alguma coisa, eu lhe dou um: fique na sua fazenda, não crie o Instituto Pepe Mujica, logicamente, financiado por amigos "piedosos". Nem cobre milhões para deixar escapulir, sem querer, algumas informações "privilegiadas", para os que não gozarão de privilégio algum, apesar de acreditarem no sim. Você precisa revelar um segredo: você existe mesmo, não é mais um truque televisivo? Perto da sua simplicidade, nossos mandatários parecem ridículos ditadores, pegos com dólares enfiados nas cuecas. 

Compartilhar: