DICA PARA O VESTIBULAR DA UNICAMP
Estamos às vésperas de um dos vestibulares mais politizados do país e um dos mais criativos, quanto à elaboração das questões, portanto coloque as suas convicções políticas de lado e responda ao apenas ao que se pede. Há várias questões sobre fatos atuais.
- As questões têm quatro opções. A prova é objetiva, não esqueça, logo só há uma opção correta. A resposta está explícita no texto de apoio.
- É uma prova de “leitura”, não de “adivinhação”, “chutação”, a que se convencionou chamar de “interpretação”.
- Essa não é uma prova para “interpretar” e sim “compreender”, isto é, ler o que está escrito e não o que está nas entrelinhas.
- Os livros da listagem oficial são apenas referência, pode haver questões sobre outros autores. Em todas, há textos de apoio;
Estratégias: a) Leia o enunciado; b) em seguida, leia as opções; c) finalmente, o texto de apoio. Por que usar essa estratégia? Porque a resposta está no texto e não no que você “interpretou”. Não se prenda a questões que tragam textos longos, vá para as que têm textos pequenos. Por que? Porque o seu maior inimigo é o tempo.
- “Não li os livros”.
As questões sobre os livros da listagem oficial, preste atenção apenas ao que se pede e não à totalidade da obra, às vezes a totalidade ajuda, mas, na maioria das vezes, atrapalha.