DICAS PARA A PROVA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E REDAÇÃO da UNESP

DICAS PARA A PROVA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E REDAÇÃO da UNESP

A) LINGUAGENS:
1. Traz textos longos de gêneros literários diferentes: geralmente um texto mais longo em prosa de obra que consta na listagem oficial da FUVEST e/ou UNICAMP); poemas de diferentes autores, PORTANTO É UMA PROVA TRABALHOSA, mas com um grau de dificuldade mediano. É aí que mora o perigo, qualquer desatenção pode custar caro.
2. Traz um ou outra questão que aborda escolas literárias. É muito importante ter noções gerais das escolas literárias, guiando-se pelo nome dado a cada uma pelos estudiosos ou por aquelas que privilegiam mais a emoção do que a razão e vice-versa.
3. Explora muito a gramática aplicada aos textos, geralmente sinonímia, formação de palavras, uso de pronomes e conjunções, tempos verbais e vícios de linguagem. Portanto, é a leitura atenta que resolve. Teste as alternativas nos textos, porque elas dão o caminho a ser seguido.
4. O TEMPO exíguo e a AFOBAÇÃO para responder as questões são os seus maiores inimigos. Deixe o cansaço em casa.
5. Responda ESTRITAMENTE o que lhe foi perguntado, não tente demonstrar "erudição", porque é aí que está o cerne do problema: você demonstra que não sabe ler.

B) REDAÇÃO:
1. A prova vem seguindo os passos do ENEM. O estilo da prova no vestibular de inverno abordou O ESTATUTO DA FAMÍLIA e suas implicações, tema mais propício para os vestibulares de 2015.
2. Partindo dessa premissa, será inteligente observar o ABAIXO ASSINADO ANTI-CORRUPÇÃO, A LEI ANTI-BAIXARIA, LEI ANTI-RACISMO, A LEI MARIA DA PENHA, dentre outras bem atuais.
3. Evitar os erros gramaticais. Na dúvida, não escreva.
4. Evite a citação pela citação, principalmente de frases batidas, como: a liquidez das relações sociais; O homem é lobo do homem; O inferno são os outros....
6. CITAÇÃO de frases de filósofos e sociólogos não é sinônimo de bom repertório cultural e sim de "decoreba", pois o aluno não sabe pensar.
7. Evite os MODELOS PRÉ-FABRICADOS de redação, as bancas examinadoras redobraram o seu cuidado com esse tipo de TRUQUE. Há muita gente perdendo o vestibular por causa disso.

Compartilhar: