ENEM - O SHOW DO VESTIBULAR

ENEM - O SHOW DO VESTIBULAR

Publicações a torto e a direito. Aulas em estádios de futebol. Aulas em shopping center. Aulas nas praças públicas. Aulas em casa, em torno de uma pizza. Aulas, aulas e mais aulas. Você não é um ser humano, é uma aula ambulante. Revistas especializadas. Livros especializados. Sites Especializados. Cursinhos vendem aulas, por 5 reais, via internet. Cursinhos especializados vendem apostilas milagrosas por qualquer preço. Religiões vendem especiaiIradas. Há até as rezas para o santo das causas impossíveis. O ENEM, criado para acabar com os vestibulares, virou o maior, mais torturante, mais desgastante, lucrativo vestibular do país. Virou também o maior show (educacional?) do país.

Dicas na tevê. Dicas nas rádios. Dicas nas revistas, jornais, sites, blogs, Twitter. Livros de dicas. Cartilhas com dicas. O ENEM virou um grande, enorme, estupendo negócio de dicas. Movimenta milhares de reais. Começa nas "licitações" do MEC e acaba no "curioso" que ministra aulas no porão! para desesperados. O professor cartomante existe. Jura que vai cair. Dá até uma aula na véspera da prova para relembrar suas dicas. Alguns criaram músicas para que o aluno lembre os conteúdos. Gravam CDS. Fazem aulas show. O duro é o aluno lembrar todas as músicas na hora da prova. Geralmente não lembra o próprio nome.

Pior: o aluno crê em toda bóia. A maioria esmagadora "está à espera de um milagre". O vestibular é injusto? Claro. A maioria dos processos seletivos não são justos, está na sua natureza, mas o absurdo está em vender a "ideia" de que o ENEM é democrático. Essa afirmativa, repetida à exaustão, virou uma grosseira piada há tempos. Por favor, olhem todas as estatísticas publicadas pelo INEP em 2014. O aumento pornográfico no valor da taxa de inscrição deste ano não me deixa mentir. Sozinho, ele já eliminou um monte de gente. Democracia da grana?

Assisti a uma reportagem que me deixou estupefato: "No estádio da Fonte Nova, quatro mil estudantes se acotovelavam para sugar tudo o que era possível de um grupo de professores show". Um show. Duas horas de viagem, espremidos em um ônibus, jovens esperançosos viajaram  para sugar alguma informação que lhes dê uma vaga possibilidade de conseguir uma vaga numa universidade pública.

Autoridades repetirem me parece normal, afinal querem salvar mandatos, contudo professores também repetem, como um mantra: "Essa é a forma mais democrática de colocar um jovem de baixo poder aquisitivo numa universidade pública". Mentira.

Professores repetem, como se estivessem dopados ou mal intencionados: "O ENEM não é uma prova conteudista". Mentira. 

O ministro repetiu, como fez durante todos os anos do justíssimo governo petista: "Dessa vez, não haverá problemas no ENEM. Será? Se essa fosse uma questão exigida na prova do ENEM, ele erraria de novo. Um dos problemas básicos do ENEM está na falta preparo dos fiscais. O outro problema está no tamanho deste país. Finalmente, o magnânimo problema do ENEM é o próprio ENEM.

Antes de me espinafrarem, por favor leiam as estatísticas do próprio INEP: 1) só entrarem os ricos nos cursos mais concorridos e nas melhores universidades. 2) 250 redações nota 1000 em um universo de quase 7milhões de candidatos. 3) Pela primeira vez, o número de candidatos despencou. Seria por causa do salto com vara no aumento das mensalidades? 4) Depois de analisá-las, fiquem à vontade. 

Depois de da prova de domingo, estarei à disposição para quaisquer eventualidades.

Compartilhar: